- Ano X - nº 2 (75) - Abril/Julho 2016.                          Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Iara Vieira - iarasovieira@gmail.com

 

COMENTANDO E CONCLUINDO O QUE VIMOS SOBRE A RADIESTESIA

 

A radiestesia, como todas as outras práticas existentes, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada através de exercícios repetidos. As pesquisas feitas pelo consciente não são suficientes, devendo ser completadas pelos dados do inconsciente, daí obtém-se  ou  poder-se-á  obter o “insight”, a descoberta, a percepção global da realidade objetiva, que muitas vezes ele próprio oculta. 

 

O pesquisador atento busca,  também, sondar os nossos sentidos subjetivos para trazê-los ao nível da consciência.

 

O  dom radiestésico é inato,  como é o dom para todas as outras espécies de arte,  dentre elas a música, a poesia. Qualquer pessoa normal, através de esforços, pode conseguir algum resultado radiestésico.  Por isso, todos podem  considerar-se dotados em radiestesia, mesmo que não sejam grandes sensitivos. A paciência e a perseverança são virtudes  inseparáveis da radiestesia. Toda pesquisa radiestésica se baseia na atividade mental do operador em ressonância  com as emanações  do objeto.

 

O campo da radiestesia é o mundo invisível e praticamente insensível das microvibrações, cujo operador,  para  obter respostas  vindas da essência do ser, deve submeter-se à normas rigorosas para que não interfira  no que procura e ainda mais, para não ser enganado  por sua imaginação. O principiante corre o risco  de cansar ou precipitar etapas no processo de aprendizagem  podendo contaminar os resultados.

 

A radiestesia é um método simples de decodificar  as respostas solicitadas  ao inconsciente, sob o comando da vontade, de manifestar-se através dos movimentos  dos amplificadores. É um canal que se abre  para a comunicação  com o inconsciente, dando  acesso ao acervo de conhecimentos ali arquivados.

 

Vejamos agora, aplicações práticas da Radiestesia e da Radiônica.  Vamos iniciar pelo ambiente onde vivemos:

 

Sua casa é saudável? 

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ENERGIA QUE EMANAMOS

Nosso Universo, e tudo o que nele está contido, é constituído de energia.  A  matéria, tudo aquilo que conseguimos enxergar, é energia condensada. A diversidade de elementos materiais existentes, são compostos por arranjos das diferentes frequências vibratórias.

 

Assim sendo, a construção física de uma casa é condensação de energias em estados vibratórios diferentes.  Todo material utilizado na construção da casa, tijolo, areia, cimento, ferragens, fios elétricos e acabamentos, apresentam suas vibrações próprias e específicas.

 

Depois da construção pronta é hora de equipar a casa, vem a compra dos equipamentos da sala, quartos, banheiros, cozinha, os móveis, os eletrodomésticos, os eletro eletrônicos, a decoração, o uso das cores dos cômodos e da decoração, das formas dos objetos decorativos.  Esta é a totalidade da casa material, a construção do imóvel somada à decoração. Aí dá-se início à formação do Lar, que é a soma de todos os elementos vibracionais, cada qual na sua frequência, que resulta um nível de vibração, ou uma frequência própria.

 

A preparação da casa de qualquer pessoa é como o preparo de uma refeição. Cada ingrediente produz um efeito na composição final de cada prato. Os ingredientes que não estiverem em conformidade com aquele determinado prato, numa composição harmônica, não mais produzirão o paladar agradável esperado por todos, apenas  ingredientes mal combinados que certamente serão notados.

 

Seguindo este entendimento, cada item ou objeto presente dentro de casa, tem seu papel e produz sua influência direta no resultado final da qualidade da vibração. São como os ingredientes combinados, na medida correta,  no preparo da refeição, que atribui-lhe o agradável sabor.

 

Harmonizar um ambiente é aprender a ser um “bom cozinheiro” e entender desse mecanismo, bem como, aprender a manter cada “prato” devidamente harmonizado para compor um delicioso almoço ou jantar. Além disso, saber excluir desse preparo os ingredientes que não estejam em sintonia com a refeição.

 

Como tudo é energia, que vibra por natureza, com frequências específicas, precisamos compreender o que, dentro de tudo isso é positivo ou negativo. Essa consciência, a vigília constante e a manutenção de hábitos condizentes, são os responsáveis por gerar a harmonia de um lar.

 

Você contribui com a harmonia energética de sua casa? 

A harmonia de um ambiente é exatamente o reflexo dos acontecimentos que ocorrem nesse espaço físico. Esses acontecimentos podem ser de origem física, mental, emocional, espiritual, geobiológica (*) e outros.

 

Tudo que ocorre nesse ambiente gera reações, que podem ser positivas ou negativas.

 

Nosso objetivo é proporcionar um pequeno conhecimento sobre esses eventos e suas reações e, com isso, aplicar técnicas para a criação e manutenção de ambientes de harmonia e paz, bem como gerar estas qualidades nos habitantes do local.

 

É importante saber que tudo no universo tem polaridade (positiva, negativa e neutra) e assim sendo, buscamos o equilíbrio.

 

A energia positiva é associada à energia masculina, princípio ativo, diurno, luminoso, quente, lado direito, o sol.

 

A energia negativa é associada à energia feminina, princípio passivo, noturno, escuro, frio, lado esquerdo, a lua.

 

O neutro é a parte sem polaridade ou sem movimento.

 

Tudo é energia, e o importante é a qualidade da frequência da vibração no ambiente e no ser vivo. Por isso é muito importante poder perceber quando um ambiente acumula excesso de energia negativa e onde ela está sendo gerada, para que, imediatamente, sejam providenciadas medidas que tragam de volta a harmonia e o equilíbrio do ambiente.

 

Quando a harmonia não é alcançada ou recuperada, os seres vivos que habitam esse ambiente alteram seus padrões energéticos de acordo com a desarmonia, contraindo danos físicos, mentais, emocionais e espirituais que muitas vezes, por efeito cumulativo, chegam a ser até letais.

 

Assim é importante conhecer os agentes geradores de energia negativa, pois só assim as contramedidas poderão ser eficazmente aplicadas.

 

A energia telúrica é gerada no centro da Terra e emitida perpendicularmente na superfície.

 

Diversos radiestesistas pesquisaram de que forma esta energia escapa da crosta terrestre e constataram que ela forma uma verdadeira malha com paredes verticais perpendiculares entre si.  O Dr. Ernst Hartmann, médico e radiestesista alemão, foi quem mais profundamente estudou o assunto, por isso a principal malha energética da Terra é conhecida hoje como Rede de Hartmann.

 

Descrição: A-Radiestesia-aplicada-de-outras-maneiras

 

 (se for de interesse de todos, podemos nos deter neste estudo nos próximos artigos)

 

(*) GEOBIOLOGIA

Com a radiestesia, é possível trabalhar com a geobiologia, que é uma ciência que pesquisa as diferentes relações entre o meio ambiente e a saúde dos seres vivos.

 

ENERGIA TELÚRICA

O termo se refere à qualquer energia emanada do subsolo terrestre.  A energia Telúrica (do Latin, tellus) pode ser benéfica ou nociva ao homem, embora geralmente o termo seja aplicado em seu sentido negativo, e sua nocividade ocorre apenas quando esta não é compensada pela energia cósmica, ocorrendo uma ruptura das forças compensadas.  É composta de radiação alfa, beta e gama, feixe de nêutrons e ainda de E.I.Fs (Ondas de Forma) em fase elétrica.

 

Você sabe o que é Psiquismo de um ambiente?

 

O PSIQUISMO DO AMBIENTE COMO INDUTOR DE ATITUDES E EMOÇÕES

Toda energia tem uma vibração. A identidade dessa vibração é a frequência em que ela vibra. Um ambiente apresenta, mesmo de forma invisível e sutil, uma frequência característica.

 

A energia psíquica ou "psicoenergia" tem características positiva, neutra, ou negativa, é gerada pela mente e pelas emoções das pessoas.  A mente recebe ou cria idéias e imagens e a emoção vibra dando-lhes força.

 

As emoções, pensamentos e atitudes das pessoas que ali vivem somadas às vibrações características dos materiais de construção, os de decoração, móveis, bem como a geobiologia do local geram um produto único, e como nossos pensamentos são as  energias que criam e geram as maiores influências, podemos chamar isso de psiquismo local.

 

O psiquismo local é uma energia invisível aos olhos físicos, mas totalmente ativa nos níveis mais sutis. Ele fica gravitando sobre as pessoas que ali vivem, estimulando-as a ter atitudes condizentes com essa vibração, entrar em ressonância com elas. Por isso é um forte indutor de comportamentos.

 

O psiquismo do ambiente  tem o poder de aflorar emoções e pensamentos específicos nas pessoas.

 

A chave para um ambiente saudável, equilibrado e harmônico: Compreender o psiquismo local de cada ambiente e aprender a modificá-lo positivamente, tornando-o elevado.

 

Essa é a meta, fazer como que os ambientes se tornem verdadeiras fontes de energia benéfica.

 

O contrário também é verdadeiro, num ambiente onde as pessoas não se entendem, estão sempre brigando, falando palavões, permitindo que qualquer pessoa circule por ele e, também, o psiquismo de dor, lamúrias, pessimismo, doença e depressão vão produzir, mesmo nas pessoas mais saudáveis e felizes, vibrações (entenda como sensações) intensas de infelicidades e dores físicas.

 

A pergunta a ser feita é: Como está o psiquismo do seu lar?

Tudo isso serve também para o seu ambiente de trabalho, para o seu carro.

 

Isso é importante, porque o psiquismo é essa energia que gravita em todos os ambientes, mesmo que você não enxergue, ele está presente, ditando a frequência vibratória do local. Cada lar, cada escritório de trabalho, cada prédio comercial, hospital, delegacia, penitenciária ou escola, têm seu psiquismo próprio, totalmente moldável, plástico.

 

Lembre-se, o psiquismo de um local pode fazer você adoecer, agir de uma maneira a qual você não gostaria!

Por isso, é que é tão importante que num processo de psicoterapia, num tratamento de saúde e processos de cura, que os profissionais fiquem atentos aos ambientes onde as pessoas vivem.  Que o ambiente também seja avaliado e sejam tomadas as providências necessárias para a limpeza energética, cura e harmonização destes ambientes em que estas pessoas vivem.  É muito comum as recaídas nos processos terapêuticos e as pessoas não entendem o porquê.  Ambientes desarmonizados adoecem as pessoas.

 

Reabilitar a saúde física, emocional, mental, energética e espiritual da pessoa,  envolve uma mudança nos padrões de pensamento, emoções, sentimentos, comportamentos, como também, reintegrá-la num ambiente saudável, equilibrado e harmônico.

 

 “Assim como é em baixo é em cima”.

A frase se encontra em um texto hermético intitulado "Tábua de Esmeralda", escrito por Hermes Trimegisto e que deu origem à Alquimia.

 

É um dos princípios da Tradição Hermética e é atribuída a Hermes Trismegisto. Significa que o Macrocosmo (Universo) e o Microcosmo (Homem) estão ligados por uma série de correspondências.

 

O Homem e o Universo estão interligados. O Homem reproduz a estrutura do Universo e o Universo reproduz a estrutura do Homem.

 

A Energia que o Homem emana para o Universo é a mesma que o Universo emana para o Homem.

 

Assim, tudo o que existe no plano físico tem um reflexo na dimensão espiritual. Da mesma forma, como nosso corpo físico apresenta uma extensão espiritual, os ambientes também. Essas dimensões estão interligadas, interconectadas.

 

Tudo que acontece no plano físico reflete no plano espiritual e o inverso é verdadeiro.

 

Fazendo uma analogia, o “Lar” é a Alma da casa,  essa alma, é uma estrutura espiritual, moldada com um fluido energético mais denso que formata uma construção espiritual. O psiquismo local influencia diretamente essa forma espiritual.

 

A casa espiritual é uma extensão do psiquismo local, porque  segundo a Lei Hermética, tudo está interligado. Ele repete, aproximadamente, o mesmo formato da casa no plano físico, mas é o grande responsável pelo ancoramento ou afastamento das energias sutis. Daí a qualificação do ambiente, ser saudável ou doente.  Devemos elevar ao máximo a qualidade do psiquismo de nossos lares.

 

Estar sempre atentos para a nossa qualidade de pensamentos, pois às vezes, abrimos portais para as energias negativas e todas as consequências nefastas através de nosas formas pensamento, emoções, sentimentos e atitudes.

 

Nossa casa é nosso santuário.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".