- Ano VII - nº 6 (64) - Outubro/Novembro de 2013.                                             Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Terapia Cognitivo Comportamental - TCC

 

Técnica psicoterápica baseada na hipótese de que nossas cognições influenciam nossas emoções, que por sua vez influenciam nossos comportamentos e reações fisiológicas.

 

Assim, a partir deste conceito, não são as situações ou acontecimentos que definem como nos sentimos ou como agimos, mas sim a percepção ou interpretação que damos para esses eventos, isto é, a explicação que por nós é dada.

 

Esta percepção da realidade objetiva provém de pensamentos (cognições), os quais sinalizam como vemos as coisas. Desta maneira, não nos relacionamos diretamente com a realidade objetiva, mas, sim, com a interpretação que fazemos dela.

 

Ao longo dos anos de 1963 a 1979 o psiquiatra norte-americano Aaron Beck  desenvolveu a sua técnica da “terapia cognitiva” visando primeiramente a depressão.

 

Posteriormente associou o enfoque comportamental, dando origem à Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), abrindo, e muito, o seu leque de atuação para outras manifestações além da depressão, como fobias, transtorno do pânico e obsessivo-compulsivo, quadros dependenciais, distúrbios da sexualidade e ansiedade.

 

 

Para tanto, o objetivo da TCC é auxiliar o paciente na correção dos pensamentos distorcidos ou disfuncionais, para que ele se sinta melhor emocionalmente, e para que se comporte de maneira mais produtiva na busca de suas metas.

 

E isso pode ser feito através da abordagem típica da TCC que é a chamada “reversão de hábito”, que envolve o aumento da percepção do paciente de cada episódio que traz desconforto e da capacidade de interromper por meio de uma resposta competente.

 

Aaron Temkin Beck (Providence, Rhode Island, 18 de Julho de 1921), Professor Emérito do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, considerado o Pai da Terapia Cognitiva, é o criador das “Escalas de Beck”, dentre elas a Escala de Depressão de Beck (BDI) e a Escala de Ansiedade de Beck (BAI).

 

Aaron Beck é o Presidente do Beck Institute for Cognitive Therapy and Research, e Presidente Honorário da Academy of Cognitive Therapy.

 

Filho mais novo de uma família de judeus imigrantes da Rússia, graduou-se em 1942 pela Brown University e pela Yale Medical School. Em 1946 tornou-se mundialmente conhecido pelas suas pesquisas em psicoterapia, psicopatologia e psicometria, tendo recebido o “Prêmio Lasker Clinical Reserch”,  com a criação da Terapia Cognitiva.

 

Casado com Phyllis Whitman, com quem teve 4 filhos, inclusive a Dra. Judith Beck, colaboradora em suas pesquisas, participante do Beck Institute.

 

No Brasil, a prática da TCC  se inicia, segundo pesquisa histórica, com a atuação de Werner Paulo Knapp, médico psiquiatra e psicoterapeuta do Rio Grande do Sul, tendo sido o organizador, conjuntamente com a psiquiatra Melanie Pereira, em 1998, do primeiro curso sistemático de Terapia Cognitivo Comportamental - TCC no Rio Grande do Sul, sob a supervisão direta do Beck Institute, da Pensilvânia, Estados Unidos da América.

 

Graduado em Medicina, pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, em 1980, e Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002, Werner Knapp foi um dos primeiros estagiários brasileiros no Beck Institute, em 1994.

 

Os vídeos disponíveis a seguir nos mostrarão um pouco mais do pensamento do grande Aaron Beck

 

 

 

 

 

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".