- Ano VIII - nº 2 (66) - Fevereiro /Março / Abril de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Terapia da Flutuação - TREA

 

Oriunda dos Estados Unidos da América do Norte nos anos de 1950, criado  pelo neurocientista americano John Cunningham Lilly (1915/2001) querendo pesquisar o que ocorre no cérebro na ausência de estímulos, a Terapia da Flutuação é o resultado da evolução da Terapia da Restrição da Estimulação Ambiental – TREA - ou originalmente "Restricted Environmental Stimulation Therapy" (REST), também conhecido pela técnica de privação de sentidos.

A Terapia da Flutuação resulta de uma abordagem científica à questão do relaxamento profundo e envolve a privação dos estímulos sensoriais do corpo. Isto reduz a carga mental significativamente, conservando grandes quantidades de energia que são redirecionadas para o interior.

Segundo notas de divulgação dos criadores/seguidores da terapia, derivado da elevada densidade de sais minerais (sulfato de magnésio), uma cápsula de flutuação faculta um ambiente de gravidade zero, permitindo flutuar espontaneamente em postura correta, sem esforço nenhum. 

A cápsula cria um estado de relaxamento sensorial em que a mente e o corpo estão protegidos da estimulação externa. Com a redução do processamento dos órgãos sensórios a mente facilmente atinge o estado de ondas teta. Nesta situação o corpo reserva naturalmente energia e tem uma oportunidade de se recuperar.

Este tratamento torna-se muito eficaz no combate à fadiga, dor crônica e estados depressivos, entre outros. O bem-estar é promovido de uma forma natural, simples e não invasiva, sendo certamente uma ferramenta de aumento de qualidade de vida para quem sofra de fibromialgia e síndrome de fadiga crônica.

A temperatura dentro da cápsula é mantida à temperatura externa do corpo (cerca de 35,5º) de modo a que sua própria sensação seja neutralizada, o flutuante dificilmente distingue o corpo da água. Deste modo a pele não tem que se adaptar ao estímulo da temperatura, o que elimina mais um fator de ocupação da mente.

 

Flutua-se com tampões nos ouvidos, estes ficam submersos na água reduzindo o estímulo auditivo significativamente. Flutuar é altamente eficaz realizado em silêncio e às escuras, no entanto o flutuante é quem determina o grau do mesmo, sendo que pode flutuar em tons suaves de cor e/ou ao som de música relaxante.

 

A investigação tem demonstrado que flutuar é muito mais efetivo que o descanso na cama. A tensão e o stress têm um efeito de erosão sobre os nossos corpos; diminui a nossa resistência à doença, desequilibra o nosso estado emocional, reduzindo até a nossa capacidade de raciocínio.

 

A flutuação liberta a tensão muscular profunda, iniciando um encadeamento de reações que se espalham por todo o corpo, a todos os órgãos e células. A tensão arterial, batimento cardíaco, tensão muscular e consumo de oxigénio são reduzidos a níveis saudáveis.

 

Está cientificamente provado que flutuar reduz os níveis de stress, os neuroquímicos bem como a adrenalina, a noraepinefrina e cortisol, enquanto aumenta os níveis de endorfinas que permitem aliviar a dor e melhorar significativamente a sensação de bem-estar.


Os efeitos são imediatos e mantêm-se durante vários dias após uma flutuação. A Terapia da Flutuação regular permite alcançar um estado de tolerância estável ao stress.

 

A terapeuta holística Helena Braga, de São Paulo,  que trouxe o tanque para o Brasil, afirma que os efeitos surgem na primeira sessão, mas o ideal é fazer pelo menos três, com intervalos de 15 dias entre as sessões.

 

No vídeo, a própria terapeuta Helena Braga nos fala das características da terapia, e de suas aplicações na saúde.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".