- Ano I - nº 2 - Janeiro de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

CINESIOLOGIA - Omar Cunha.

A Kinesiology (TEMI-Terapia Muscular do Inconsciente)* e o homem Integral.

O que é?

Uma forma terapêutica criada nos EUA na década de 60, desenvolvida a partir dos pontos de Chapman, pelo médico George Goodheart que fundamenta-se no teste neuromuscular, indispensável ferramenta utilizada pela terapia.

No início se tratava de testes de correções puramente mecânicos, porém com os estudos teóricos e principalmente práticos realizados nos EUA, Alemanha, Austrália, Argentina e outros grandes centros, surgiram outras escolas criadas por outros profissionais de outras áreas, com focos determinados nos problemas neurológicos, emocionais e energéticos.

Hoje, a técnica se diversifica nas mais variadas áreas da saúde, se fundindo a conhecimentos mais antigos.

A técnica reestrutura o equilíbrio físico, emocional e energético entre os “corpos”, devido a sua capacidade atuação nos processos de tensões subconscientes adquiridos ou herdados.

Tudo o que está ligado aos sentidos (ver, cheirar, ouvir, degustar, sentir na pele) é analisado e agregado a valores já formados pelas nossas experiências passadas, bem como de nossos antepassados (consciência genética temporal)*.

Estes padrões comportamentais determinam a forma como vamos a receber, sentir, comparar e responder as novas situações de vida.

Dependendo das vivências dolorosas já vivenciadas (estresse armazenada na memória celular), podemos reagir positiva ou negativamente.

Os traumas e experiências negativas além de entulhar o subconsciente de tensão, também se distribuem nas várias regiões do organismo criando zonas mais vulneráveis podendo originar dores ou lesões muitas vezes crônicas.

A maioria dos padrões de dor e suas conexões, mente e corpo, não são percebidos conscientemente e se perpetuam por muito tempo, causando outros problemas que se cronificam ao longo do tempo sem solução.

A Kinesiology (TEMI-Terapia Muscular do Inconsciente)* através do teste muscular, ferramenta única de união triangular entre a mente, emoção e corpo, trata, determina, confirma e individualiza os tratamentos, bem como: remédios homeopáticos, fitoterápicos, nutracêuticos (**), alimentos funcionais indicando sua carência ou excesso; indicação de comprometimento osteoarticular (quiropraxia), etc.

Como funciona?

É uma técnica simples, indolor que é aferida através dos músculos. Pode ser aplicada em qualquer pessoa, em qualquer idade ou condição física, mental e emocional.

Aplica-se um estímulo com pequena pressão constante em qualquer músculo do corpo, objetivando aferir o tônus muscular (força natural) e os possíveis bloqueios relacionados.

As formas de correção vão desde pequenas massagens em pontos chamados neurolinfáticos, leves toques neurovasculares, equalização de pontos de acupuntura, até as mais variadas formas de correção inclusas na técnica.

É uma técnica que pode ser associada a qualquer outra técnica terapêutica agregando-lhe valor e maior eficácia, pois permite ampliar o grau de assertividade nas escolhas elaboradas em relação às necessidades individuais do cliente.

Muitas vezes problemas experienciados no agora se fundem aos traumas do passado (consciência genética atemporal), dando origem a uma carga emocional negativa muito intensa, que pode fazer surgir problemas psicossomáticos, síndromes (do pânico, fibromialgia...), sensações mentais ou físicas difusas, difíceis da pessoa explicar.

Estas sensações ou dores emocionais não são detectáveis pela mais alta tecnologia diagnóstica existente, mas passiveis de serem percebidas e avaliadas pela técnica Kinesiology (TEMI-Terapia Muscular do Inconsciente)*

* termo usado pelo autor ** nutracêuticos: princípios ativos extraídos de alimentos funcionais concentrados ou sintetizados e utilizados em formas farmacêuticas (cápsulas, comprimidos, xaropes, etc).

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".