- Ano VIII - nº 2 (66) - Fevereiro /Março / Abril de 2014.                                             Direção: Osiris Costeira

CONSTELAÇÕES FAMILIARES - Marcia Tavares -marciaotavares@gmail.com

Constelação Familiar Multidimensional com Bonecos

 

Somos como árvores e, embora não vejamos, nossas raízes estão conectadas desta forma influenciamos e somos influenciados. Assim também, nossos descendentes podem seguir atrelados pelo destino aos fatos, experienciando processos num movimento de compensação, muitas vezes desconhecidos, negligenciados ou esquecidos, vivenciados pelos antecessores e / ou pessoas que de alguma forma se ligaram a família.

Através da Constelação Familiar, que é uma técnica terapêutica sistêmico fenomenológica, que tem como objetivo trazer à consciência elementos ocultos e desemaranhar os acontecimentos, conseguimos desvelar aquilo que está influenciando de forma negativa os acontecimentos.

 

Os participantes vivenciam experiências através de sensações corporais e sentimentos que refletem, com autenticidade, a história familiar que atua através dele gerando doenças, rupturas, acidentes, traumas, falências, conflitos.

 

Enquanto na Constelação Familiar Grupal a questão ganha vida na pele dos participantes que representam o tema abordado, nas sessões individuais o processo ocorre através de uma sinergia entre terapeuta e cliente, facilitado pela utilização de Totens, Bonecos ou Papéis, objetos que auxiliam o acesso ao campo morfogenético, facilitando a percepção da situação e das pessoas envolvidas.  

 

O processo e as imagens internas do cliente podem ser acompanhados pelo terapeuta através da observação corporal, da respiração, da expressão e das explicações no decorrer da constelação. 

 

 

A Constelação Familiar Multidimensional permite que o cliente trabalhe suas questões - relacionamentos, metas profissionais, saúde... - em consonância   com o pensamento sistêmico.

 

A busca interior pela harmonização da situação, a imagem de solução que acontece, é acompanhada cuidadosamente pelo terapeuta e, quando existe a ressonância entre a imagem de solução e o sistema envolvido, ambos - cliente e terapeuta - sentem uma concordância imediata. 

 

A vivência da imagem de solução obtida provoca um alívio no cliente. Experiências que levam a mudanças graduais e progressivas nas situações reais.

 

Na primeira sessão o cliente já alcança uma compreensão profunda. A partir daí começa a ocorrer a abertura da visão que traz uma percepção ampliada da questão e um caminho para a solução. 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".