- Ano I - nº 4 - Março de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

CROMOTERAPIA - Margot Valle Ferreira.

Cores quentes, frias e neutras e suas respectivas características.

As cores possuem diversas características e formas de atuação, seja no campo físico, mental ou emocional das pessoas. São classificadas em cores quentes, frias ou neutras de acordo com o comprimento de cada onda. As cores quentes possuem os menores comprimentos de onda - dentro do espectro de ondas eletromagnéticas - e atuam mais superficialmente no corpo físico. A mais quente delas é a onda vermelha, seguida pelas laranja e amarela, respectivamente – considerando, ainda, suas variações. As cores quentes nos transmitem alegria, movimento, calor, agitação e indicadas nos casos de apatia, depressão, tristeza, entre outras.

Já as cores frias, são ondas do espectro eletromagnético com os maiores comprimentos de ondas e atuam mais internamente no corpo físico. A mais fria é a onda ultravioleta, seguida pelas ondas índigo e azul. Estas nos transmitem a sensação de calmaria, frio, paz, tristeza e indicadas, por exemplo, para casos de irritabilidade, agitação excessiva, raiva, agressividade, desconcentração.

Em cromoterapia, a cor verde e seus matizes são considerados cores neutras, pois estão no meio do espectro de cores visíveis e, no corpo físico, atuam equilibrando os excessos entre as cores quentes e frias.

No quadro a seguir, vocês encontrarão um breve resumo das características gerais das sete cores que formam o espectro visível e suas aplicabilidades na Cromoterapia. Vale a pena lembrar, que a suas indicações e usos necessitam de anamnese detalhada e prévio conhecimento das técnicas de aplicação, uma vez que podem provocar efeitos adversos quando usadas inadvertidamente. Portanto, o quadro a seguir é meramente informativo.

COR

CHACRA

CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

É a cor da paixão, da vitalidade, da vida. Influencia a vontade, o calor, a vitalidade, a persistência, a iniciativa, a circulação sangüínea, a paixão, a sexualidade, a coragem. Em excesso, pode levar a irritabilidade, elevar a pressão arterial, a impaciência e a intolerância. Aspectos da personalidade: pessoas guerreiras, que gostam de mudanças, destemidas, agitadas.

 

É a cor da luminosidade, que evoca a vida, a alegria.  Estimula à coragem, a confiança, a animação, a espontaneidade, a digestão. Em excesso, pode levar ao autoritarismo, a ostentação, ao exibicionismo. Aspectos da personalidade: pessoas em freqüente transição, por isso é uma cor adotada temporariamente.

 

É a cor do movimento, do conhecimento, da sabedoria. É estimulante, sem provocar irritação excessiva. Influencia a vaso dilatação, a cicatrização de lesões e a regeneração de tecidos. Em excesso, acentua o comportamento controlador e destrutivo, a agitação, as idéias obsessivas. Aspectos da personalidade: pessoas otimistas, alegres, sonhadoras, comunicativas.

 

É a cor da construção, do crescimento, da harmonia e da limpeza. Promove a adaptabilidade, a cooperação, a generosidade, a participação, a segurança. É relaxante, estimula a regeneração de tecidos e a absorção de nutrientes. Em excesso, leva a estagnação, a apatia. Aspectos da personalidade: pessoas boas em todos os aspectos, que vivem bem em sociedade, mas bastante interesseiras.

 

É a cor da paz, do recolhimento, da comunicação. Acentua a percepção, a clareza na expressão, a vivacidade, o bem-estar, o equilíbrio, a intuição. É adstringente, refrescante, calmante, analgésica, anti-flatos. Em excesso, leva a apatia, fraqueza, lentidão mental, fraqueza. Aspectos da personalidade: pessoas comunicativas, tranqüilas, com certo conservadorismo.

 

É a cor da doação, da introversão, da devoção. Promove a quietude, a confiança, a fé, a paz, o auto-perdão, a resignação. Purifica o sangue, tonifica o baço, tem efeito coagulante. Em excesso, pode provocar depressão, a compulsão em geral, a distorção da realidade. Aspectos da personalidade: pessoas conservadoras e que não gostam de mudanças.

 

É a cor da consciência e da energia cósmica. Ativa a generosidade, a nobreza, a dignidade, a meditação o auto-respeito. É anti-bactericida, promove a produção de vitamina D e a cauterização de lesões. Em excesso, acentua o fanatismo, a insônia, o comportamento obsessivo, a depressão. Aspectos da personalidade: pessoas com necessidades de reconhecimento ou, pelo menos, com intenção de serem notadas.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".