- Ano II - nº 5(17) - Maio de 2008.                                                                     Direção: Osiris Costeira

CROMOTERAPIA - Margot Valle Ferreira.

Características e Aplicabilidades do Espectro Visível na Cromoterapia.

Parte II - LARANJA & AMARELO

Dando continuidade ao último artigo sobre utilização das cores, apresento-lhes, dessa vez, as características e as aplicabilidades de mais duas cores: a laranja e a amarela.

Vale a pena lembrar, mais uma vez, que a aplicação da cromoterapia vai muito além a simples exposição a lâmpadas coloridas. É necessário um conhecimento prévio dos efeitos de como as ondas eletromagnéticas do espectro visível agem sobre o corpo físico e psíquico do cliente, de modo a obter os melhores resultados possíveis na reestruturação e/ou manutenção de sua saúde global.

As informações a seguir foram compiladas das seguintes obras: AMBER (1983 e 1998), BONTEMPO (1998), GASPAR (2002), MARINI (2002), NUNES (2001) e WILLS (1992), cujas referência completas podem ser encontradas em nosso link de referências Bibliográficas.

LARANJA

CHACRA: 2º (Umbilical) – ligado anatomicamente aos órgãos do baixo-ventre, todo sistema reprodutor, intestinos, sistema excretor, isto é, está ligado as funções de filtração e reabsorção de substâncias.

ASPECTOS PRINCIPAIS: laranja é a cor luminosidade, que evoca a vida, o calor suave e o conforto, é a alegria. É uma cor ligada ao individualismo, às necessidades básicas pessoais e à busca de nutrição física e afetiva. É a cor da agressividade e da potência. Seus aspectos positivos são: construtivismo, entusiasmo, confiança, coragem, animação, espontaneidade; e os negativos, autoritarismo, ostentação, exibicionismo, melancolia e tristeza.

EFEITOS FÍSICOS: o laranja e seus derivados atuam bem sobre a digestão, pois sua atuação está diretamente ligada à estimulação, direta e indireta do metabolismo nos alimentos.

EFEITOS PSICOLÓGICOS: produz conforto corporal, descontração e prazer e atua no emocional estimulando a capacidade de buscar o que for necessário ao conforto e prazer. Está ligado às emoções primárias de dar e receber. Combina a energia física com a mental, libera a energia do baço-pâncreas, simboliza a cordialidade e a prosperidade.

MINERAIS E VITAMINAS: cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco vanádio, vitaminas D, E e do Complexo B (principalmente B2 e niacina).

ALIMENTOS: laticínios, ovos, cereais integrais, alguns feijões e hortaliças, lêvedo de cerveja, carnes vermelhas (principalmente fígado), cenoura, tâmara, castanha, banana, manga, tangerina, abóbora, rabanete, sementes como o cacau e o café, além de alimentos na cor laranja.

PEDRAS: âmbar, quartzo citrino, magnetita.

IMAGENS PARA MEDITAR: fogo em tons suaves, terra.

EXCESSO: egocentrismo, voracidade, possessividade, dispersão, agressividade, ambivalência. Pode causar descontração excessiva.

DEFICIÊNCIA: rigidez física e mental, espasmos musculares e viscerais (cólicas e cãibras), rigidez articular, inibição sexual, dificuldade para estabelecer contatos afetivos.

INDICAÇÕES: estimular a digestão e o sistema reprodutor, para impotência sexual, fertilidade e fecundidade, eliminar substâncias tóxicas e regenerar tecidos; filtragem do sangue, destruição de depósitos de gorduras sob a pele ou nos vasos sangüíneos, portanto indicada para obesidade e colesterol alto. Para eliminação de cálculos renais e biliares; regeneração de ossos, músculos e articulações. Por não irritar é adequado para pessoas que precisam ser revitalizadas e para os que têm tendência ao estresse e a ansiedade. Tem efeito antiespasmódico, ajuda a manter o metabolismo do cálcio no corpo, fortalece os pulmões, estimula a produção de leite na lactente, aumenta a pulsação sem aumentar a pressão.

CONTRA-INDICAÇÕES: o excesso do laranja provoca o desequilíbrio que farão os aspectos negativos, já citados, se acentuarem. Evitar em pessoas irritadas, estressadas, com inflamações musculares, para não acentuar esses problemas.

AMARELO

CHACRA: 3º (Plexo Solar) – ligado fisicamente aos órgãos o sistema digestório e suas glândulas anexas (estômago, intestinos, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar), além dos rins. Atua como alimentador energético dos demais chacras. É o centro do apego. Rege o poder, autovalor e a capacidade de tomar decisões.

ASPECTOS PRINCIPAIS: o amarelo tem a energia do movimento. Seus aspectos positivos são: o conhecimento e a sabedoria; e os negativos, comportamento controlador e destrutivo, maldade, vingança, bajulação e pessimismo profundo.

EFEITOS FÍSICOS: é vasodilatador e estimulante, ativa as células e facilita a regeneração dos tecidos. Facilita na cicatrização de lesões, tem função de eliminação de resíduos nocivos ao corpo, ativando a digestão.

MINERAIS E VITAMINAS: enxofre e vanádio, vitaminas A e E.

ALIMENTOS: leite, manteiga, óleo vegetal e mel, vegetais amarelos, milho, dendê, amendoim, ameixa, damasco, cereais e grãos oleosos, como grão-de-bico; abóbora, cenoura, pêssego, trigo, batata., pimentão, gema de ovo, cebola; fígado e peixes gordos, e vegetais as vitaminas A e E, mas que não são gordurosos, como a alface, ervilha, bertalha e couve.

PEDRAS: todas as pedras amarelas, tais como topázio, quartzo citrino calcita laranja, ágata-amarela.

IMAGEM PARA MEDITAR: sol

EXCESSO: o excesso de energia amarela no terceiro chacra pode provocar na pessoa sintomas de agitação, ansiedade, idéias obsessivas, tendência a viver no mundo de fantasia, problemas digestivos, como gastrite, úlceras, refluxo, prisão de ventre, diarréia e compulsão alimentar; orgulho acentuado, tendência a manipular as pessoas, exaustão física e mental, anemia, alergia e hemorragias.

DEFICIÊNCIA: dificuldade de “digestão” física e psíquica, falta de concentração, pouca memória, pensamento mal-articulado, retenção de líquido e gordura, excesso de minerais no corpo, baixa imunológica alteração hormonal (principalmente sexuais).

INDICAÇÕES: fortalece e ativa os nervos, músculos e tecidos; aumenta a atividade intelectual; tonifica o sistema nervoso; elimina pequenos cálculos e formações arenosas; fortalece ossos, estimula o sistema digestório; anti-helmíntico; ativa o sistema linfático; restaura células debilitadas; provoca sensível aumento da pressão arterial, pulsação e respiração.

CONTRA-INDICAÇÕES: deve ser evitado em caso de febres, inflamações agudas, alcoolismo, estados de excitação mental, palpitações.

Até o próximo artigo e um forte abraço.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".