- Ano II - nº 7(19) - Julho/Agosto de 2008.                                                              Direção: Osiris Costeira

CROMOTERAPIA - Margot Valle Ferreira.

Características e Aplicabilidades do Espectro Visível na Cromoterapia.

Parte III - VERDE & AZUL

No terceiro artigo desta série, apresento-lhes as características e as aplicabilidades de mais duas cores: verde e azul.

Convém ressaltar que o conhecimento prévio dos efeitos físicos das ondas eletromagnéticas do espectro visível sobre o corpo físico e psíquico é se suma importância na obtenção dos melhores resultados.

As informações a seguir foram compiladas das seguintes obras: AMBER (1983 e 1998), BONTEMPO (1998), GASPAR (2002), MARINI (2002), NUNES (2001) e WILLS (1992), cujas referências completas podem ser encontradas em nosso link de referências bibliográficas – Biblioteca.

VERDE

CHACRA: 4º (Cardíaco) – ligado anatomicamente ao coração, que também é o centro energético e emocional. É o centro do amor altruísta, o chacra dos sentimentos. É o início do caminho para a consciência superior.

ASPECTOS PRINCIPAIS: é a cor da construção, da absorção, do crescimento. O verde harmoniza e limpa, tem energia regeneradora. Seus aspectos positivos são; participação, adaptabilidade, generosidade, cooperação, segurança e proteção; e os negativos, avareza, indiferença, insegurança, raciocínio precário, cautela em excesso, ciúmes, inveja, egoísmo, preconceito.

EFEITOS FÍSICOS: é a cor da saúde, regenera o bom funcionamento dos tecidos, estimula a absorção e uso dos nutrientes pelas células, relaxa músculos e vasos sangüíneos.

EFEITOS PSICOLÓGICOS: acalma a mente.

MINERAIS E VITAMINAS: cobre e magnésio, vitamina C.

ALIMENTOS: frutas cítricas, cereais, banana, batata, café, chocolate, tâmara, pimentão e folhas verdes; fígado.

PEDRAS: esmeralda, ágata-verde, amazonita, turmalina verde, turmalina melancia, que é verde e rosa.

IMAGENS PARA MEDITAR: plantas, principalmente as ervas, flores de plantas aquáticas, água e a Lua.

EXCESSO: estagnação, estabilidade que gera inconformidade, raiva e angústia. Baixa atividade cardíaca, muscular e respiratória; apatia, frieza, desequilíbrio emocional intenso, alterando entre euforia e pânico.

DEFICIÊNCIA: Dificuldade de contato afetivo e de se aproximar das pessoas, tendência à frieza, ausência e artificialidade.

INDICAÇÕES: trabalha as trocas gasosas, diminui inchaços, inflamações e afecções cutâneas, reumatismo, resfriado, deficiência no sistema imunológico, desordens nervosas, amor possessivo, depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose maníaco-depressiva (bi-polar), personalidade fraca, medo do fracasso, falta de motivação, baixa-estima, prisão de ventre, falta de memória, auxilia no parto por ser relaxante, alivia dores, é antioxidante, tonificante, cicatrizante e regenerador.

CONTRA-INDICAÇÕES: hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomania, úlcera gástrica e duodenal, cólicas menstruais, espasmos viscerais, diarréias com dores.

AZUL

CHACRA: 6º (Laríngeo) – ligado ao canal respiratório e ao aparelho fonador, à comunicação, à forma de expressão, à criatividade e à força de vontade. No físico, ligado às glândulas tireóide e paratireóides.

ASPECTOS PRINCIPAIS: o azul representa a paz, o recolhimento, a comunicação, a proteção. Seus aspectos positivos são: vivacidade, percepção, clareza de expressão e bem-estar; os negativos; imaturidade, confusão, incapacidade de progredir na vida, isolamento, separação, sensação de vazio e falta de clareza nas idéias. É a cor da razão, da vontade, da clareza e da ação.

EFEITOS FÍSICOS: é adstringente, anti-séptico, calmante, refrescante, redução leve do pulso e freqüência cardíaca, diminui ritmo respiratório, inibe descarga de adrenalina, hipnótico no sistema nervoso.

EFEITOS PSICOLÓGICOS: favorece a introspecção, cor altamente espiritualizante, usado na limpeza áurica, estimula a doçura, o equilíbrio, a ternura e a paz de espírito, absorve e neutraliza energias negativas. Auxilia na mudança de padrões negativos de comportamento, pensamentos obsessivos e negativos, retira tensões mentais. Promove expansão de consciência e intuição. Capacidade de “engolir” as dificuldades e encaminhá-las para a digestão emocional.

MINERAIS E VITAMINAS: iodo, cálcio, fósforo, vitaminas C e D.

ALIMENTOS: laticínios, frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, acerola), pimenta, inhame, batata-doce, cará, agrião, tomate, cenoura, chicória, batata-inglesa, leguminosas (feijão, lentilha,etc), carnes e queijos.

PEDRAS: turquesa, água-marinha e demais gemas azul-claras.

IMAGENS PARA MEDITAR: ar, oxigênio, ondas, ventos, nuvens, espelhos, cristais transparentes, golfinhos e pássaros.

EXCESSO: apatia, fraqueza muscular, debilidade óssea, hipotensão, baixa energética, lentidão mental, hipotireoidismo, hiperparatireoidismo.

DEFICIÊNCIA: a deficiência de azul no organismo causa sintomas como: rigidez geral (articulações, artérias calcificadas), cólicas, prisão de ventre, respiração custosa, bloqueio na fala, catarata, deficiência auditiva, ansiedade, hipertireoidismo, hipoparatireiodismo.

INDICAÇÕES: limpeza, calmante, antitérmico, antiinflamatório, analgésico, reabilitador celular, sedativo, absorvente de gases em geral, dos intestinos e do sistema digestório, oferece mobilidade e elasticidade às articulações, é anticancerígenos por ser regenerador celular.

CONTRA-INDICAÇÕES: por ser uma cor calmante, o excesso pode levar à apatia generalizada; por isso deve ser evitada em pessoas desenergizadas, em casos de coma, medos muito acentuados e fobias.

Um forte abraço a todos.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".