- Ano II - nº 8(20) - Setembro/Outubro de 2008.                                                        Direção: Osiris Costeira

CROMOTERAPIA - Margot Valle Ferreira.

Características e Aplicabilidades do Espectro Visível na Cromoterapia.

Parte IV – ÍNDIGO & VIOLETA

Neste artigo, finalizamos a série sobre as características e aplicabilidades das sete cores do espectro visível, com mais duas cores: índigo e violeta.

As informações a seguir foram compiladas das seguintes obras: AMBER (1983 e 1998), BONTEMPO (1998), GASPAR (2002), MARINI (2002), NUNES (2001) e WILLS (1992), cujas referências completas podem ser encontradas em nosso link de referências Bibliográficas.

ÍNDIGO

CHACRA: 6º (Frontal) – ligado ao terceiro olho, é a ponta entre o consciente e o inconsciente. Fisicamente relaciona-se com as estruturas da base do crânio, com o hipotálamo, a hipófise, a ponte e o cerebelo. Atua sobre todos os sentidos, sensações, sentimentos, pensamentos, movimentos e sistemas endócrino e metabólico.

ASPECTOS PRINCIPAIS: o índigo está ligado ao ato de se doar, à introversão, à devoção e à dedicação. Controla as correntes psíquicas dos corpos sutis, afeta os sentidos de visão, audição e olfato nos planos físico, emocional e espiritual. Seus aspectos positivos são: quietude, confiança, devoção, fé, dever, serenidade, paz; e os negativos, dúvida, descrença, falta de habilidade, fantasias, futilidade, desconfiança, cansaço, pesadelos, apatia.

EFEITOS FÍSICOS: purifica o sangue, pois estimula o baço; tonifica e revitaliza, efeitos analgésicos mais forte que os do azul. Deprime os sistemas nervoso, linfático e cardíaco, atuando como analgésico. Reduz ou estanca hemorragia, pois tem efeitos coagulantes. Renova o sangue atuando sobre o baço.

EFEITOS PSICOLÓGICOS: amplia a compreensão, trabalhando os processos de culpa, a auto-agressão, os desequilíbrios emocionais, o auto-perdão, a resignação e o rompimento de obstáculos. Possui poderosos efeitos em complicações mentais como obsessão e psicoses. Usado para limpeza áurica.

MINERAIS E VITAMINAS: enxofre e fósforo, vitaminas do complexo B, em especial as B1, B2, B6, B12 e o ácido pantotênico.

ALIMENTOS: carnes, ovos, laticínios, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), ameixa seca, berinjela, uvas pretas.

PEDRAS: todas as azuis escuras como: safira, sodalita, azurita, lápis-lazúli.

IMAGENS PARA MEDITAR: céu noturno estrelado e profundeza das águas.

EXCESSO: percepção voltada para o interior e para intensa atividade imaginária; distorção da realidade, miopia (dificuldade de ver ao longe); distorções nas funções do hipotálamo levando à compulsão por alimentos, bebidas, drogas, poder, dinheiro e dominações. Desequilíbrio hormonal levando excesso de crescimento, aceleração e distorções dos ciclos reprodutivos; depressão.

DEFICIÊNCIA: percepção voltada para o exterior, evitando-se contatos com emoções e fantasias, hipermetropia (dificuldade de ver perto), nanismo, disfunções hormonais, apatia, magreza, pressão baixa com distúrbios do coração, excesso de urina e tendência à desidratação, deficiência nos processos reprodutivos.

INDICAÇÕES: redução de inchaços, sedação, acalmar o sistema respiratório, agitação física e mental excessiva; problemas dos sentidos da visão, olfação e audição; problemas neurológicos, como convulsões e demência; vícios (álcool e drogas), obsessões e distorções da realidade; hemorragias e derrames de líquidos no organismo, como o amniótico;

CONTRA-INDICAÇÕES: evitar ou usar com cautela em pessoas com tendências depressivas.

VIOLETA

CHACRA: 7º (Coronal) – considerado o centro da espiritualidade, a ponte entre o individuo e o Divino. É o centro da consciência, pois está ligado ao córtex cerebral e à glândula pineal, que controla o relógio biológico e as adaptações do organismo aos ciclos naturais. É o chacra da auto-aceitação, da aceitação dos defeitos e qualidades.

ASPECTOS PRINCIPAIS: é a cor da consciência e energia cósmica, muito usada na meditação. Apresenta quantidade variada da radiação ultravioleta misturada e, por isso, tem ação germicida. Aspectos positivos: dignidade, nobreza, respeito próprio, intuição, tranqüilidade e suavidade; e os negativos, esquecimento, falta de persistência, desrespeito, autoritarismo, orgulho e arrogância.

EFEITOS FÍSICOS: produção de vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos; bactericida, dilata vasos capilares, abaixar pressão, mantêm equilíbrio de sódio e potássio nas células, cauterizador; atua no sistema nervoso cansado, nos nervos desgastados e tensos.

EFEITOS PSICOLÓGICOS: eleva a auto-estima, auto-avaliação, favorece a meditação por equilibrar a consciência; pela ação bactericida é usado na limpeza áurica. Limpa e purifica emoções, como ciúme, inveja, ódio, medos sem causas, raiva.

MINERAIS E VITAMINAS: cálcio, potássio, sódio, vitamina D.

ALIMENTOS: todos os alimentos desta cor, como berinjela, repolho roxo, uvas pretas, amoras, framboesas; leite e derivados, sal e carnes.

PEDRAS: ametista, diamante, quartzo cristal.

IMAGENS PARA MEDITAR: grandes espaços do céu na hora do crepúsculo, a lua crescente, o espaço vazio, o ponto e o silencio absoluto.

EXCESSO: tensão, convulsões, nevralgia, tensão nos olhos, calvície, problemas nos ouvidos, hiperatividade, insônia, emagrecimento, calcificação exagerada que podem paralisar o crescimento de crianças; enrijecimento das articulações, alergias, rigidez psíquica, bloqueio emocional, possessividade, comportamento obsessivo, fanatismo, egoísmo, intolerância.

DEFICIÊNCIA: problemas no sistema imunológico e nervoso, deficiência mental, irritabilidade, cãibras, hipertensão e dor de cabeça por vaso-constricção, desorientação, depressão, vulnerabilidade a influencias negativas internas, e externas, tendência a se deixar influenciar por outros (fanatismo religioso).

INDICAÇÕES: carência afetiva, autodestruição, crises de personalidade, materialismo excessivo, remorso, culpa.

CONTRA-INDICAÇÕES: por ter alta vibração, deve ser evitado em pessoas com quaisquer tipos de problemas mentais, de qualquer grau, e em pessoas com desequilíbrio espiritual e reencarnatório, uma vez que o alto nível de freqüência é depressivo a estas pessoas. Também não deve ser usado em casos de mistificação, manias, psicoses, viciados em drogas e álcool, hipoglicêmicos, fanáticos e dispersão mental.

Um forte abraço a todos.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".