- Ano IV - nº 11(39) - Outubro de 2010.                                                     Direção: Osiris Costeira

NO MEIO DA PONTE

Todos os terapeutas que lidam com técnicas naturais e holísticas, como nós, têm uma concepção espiritualista do Ser, e, consequentemente, com relação ao corpo e ao espírito que o compõe e o controla.

Diferentemente, em certos aspectos, do terapeuta clínico, médico academicista que visualiza o corpo como única meta e finalidade de seu ofício de curar. É outro modo de ver e sentir o Ser. Absolutamente válido, principalmente para as necessidades de emergência deste corpo.

Muitas vezes este terapeuta holístico, apesar de seu embasamento e crença espiritualistas, sente-se quase que “amedrontado” em aceitar, de modo pleno, esta mesma espiritualidade em sua vida, em supondo que assim deixaria de ser um terapeuta para tornar-se um místico.

É preciso que se entenda que as nossas crenças espiritualistas não modificam as técnicas terapêuticas que aprendemos e que a experiência nos ensinou a reproduzi-las nos pacientes.

A espiritualidade, ao contrário, nos mostra que devemos usar de todo o nosso “arsenal” terapêutico para que o paciente se desadoeça, quando e se assim ele quiser. A espiritualidade é que nos dá este sentimento de orientador de caminhos, e não de responsável pela “cura” do paciente. Quem providencia a cura é ele, o paciente.

Para que sejamos realmente terapeutas holísticos é preciso que tenhamos a plena noção desta espiritualidade, e que esteja incorporada em nosso sentimento. E uma vez que acreditamos, não tem volta. Não há necessidade de retorno para continuarmos terapeutas. Pelo contrário.

É como se estivéssemos no meio de uma ponte que liga as margens de um lindo e caudaloso rio. Não dá para voltar, pois não somos mais o que éramos, apesar de ainda não sermos o que seremos.

A aceitação será plena e tranquila, como plena, tranquila e confiante será cada vez mais a nossa capacidade como terapeuta holístico. Nada mágico. Nada místico. Apenas conhecimento da técnica e experiência para usá-la.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".