- Ano VI - nº 5 (56) - Junho/Julho de 2012.                                             Direção: Osiris Costeira

TERAPIAS HOLÍSTICAS NA UNIVERSIDADE

 

Há alguns anos, no Rio de Janeiro, defendi em Prova Oral a Monografia de Encerramento do Curso de Pós Graduação em Terapias Naturais e Holísticas de uma Universidade carioca. E o meu tema era Medicina Vibracional e seus desdobramentos em Leitura Corporal. 

No final da minha exposição – aqueles longos e intermináveis 30 minutos – passei a ser arguído pela banca examinadora composta, além de professores do Curso e da Diretora de Ensino, de um Professor Convidado, de outra Universidade, e de atuação “parecida” com o nosso curso, visto ter sido, o nosso, o primeiro Curso de Pós Graduação em Terapias Naturais e Holísticas no país.

Ele era um ilustre e renomado psicólogo, e professor em uma das Universidades existentes na cidade. Ao lhe ser dada a palavra, me fez uma pergunta que marcou, até agora, a minha trajetória na terapia holística, ao objetivar, claramente, as dimensões dos mundos em que vivíamos:

“Caríssimo doutor, gostaria que o senhor conceituasse, se possível definisse, aquilo que chama em sua monografia de ENERGIA SUTIL, nos dando detalhes de como se comprova a sua existência e, fundamentalmente, como se determina os seus valores na maquinaria de labioratório, e como se interpreta os seus valores, desta maneira mensuráveis, na vida das pessoas”.

Estou recordando esta passagem importante em minha caminhada como terapeuta holístico ao me deparar com um fato extremamente importante para todos que têm no holismo a sua fonte de atuação na melhoria da “saúde” das pessoas; uma real reviravolta nos conceitos básicos da “terapêutica” e da atuação em benefício dos pacientes, principalmente para os oriundos do classicismo médico como eu.

Estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de “curar” a sensação de mal estar, notadamente as oriundas da impostação das mãos, como na prática do Johrei e do Reiki, e, de modo semelhante, no próprio Espiritismo através dos “passes”.

A pesquisa foi iniciada no ano de 2000, como tema de Mestrado¹ do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP, ao investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática da imposição das mãos. “Esse interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirma o pesquisador Ricardo Monezi, hoje pesquisador na UNIFESP  

Segundo Monezi, a sua pesquisa de Mestrado nos efeitos da imposição das mãos foi desenvolvida visando os sistemas hematológico e imunológico em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra as células localizadas nos tumores.

“Agora, no meu Doutorado que está sendo finalizado na UNIFESP, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos” completou o pesquisador.

A importância desse estudo reside no fato de a Ciência ainda não dispor de uma precisão exata sobre efeitos dessa “energia”. Ainda segundo Monezi, “A Ciência chama essas energias de “Energias Sutis”, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”.

No estudo do Mestrado foram utilizados 60 camundongos, e no do Doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de estresse. Assim, foi possível analisar as sensações proporcionadas pelas práticas de Monezi na diminuição da percepção de tensão, do estresse e de sintomas relacionados à ansiedade e depressão.

“O interessante é que esse tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude, além de garantir mais energia e disposição”, conclui Ricardo Monezi.

O desenvolvimento do Doutorado foi finalizado neste primeiro semestre de 2012. E a UNIFESP está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de Abril do próximo ano. 

 

 

¹Monezi, R – “Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos”. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2003.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".