- Ano VI - nº 4 (55) - Maio de 2012.                                                                Direção: Osiris Costeira

ENCONTROS - Tanya Althea- tanya.althea@gmail.com

Palestra com Fritjof Capra

 

Dia 28 de março, assisti com muita alegria e curiosidade uma palestra, aqui no Rio de Janeiro, de Fritjof Capra.

Li seus livros, nas décadas de 80/90, de Física Quântica, pois sou muito interessada em suas teorias; ele é um físico teórico e importante pensador de nosso tempo. 

Capra é  Ph.D., com profunda visão ecologista, e também diretor fundador do Centro de Ecoliteracy em Berkeley, Califórnia. 

Falou brevemente, numa linguagem muito simples e clara sobre Sustentabilidade; sobre a preocupação da economia mundial com o PIB, numa avaliação quantitativa para medir a riqueza dos países, e sobre este olhar ultrapassado e cartesiano dos líderes políticos de valorizar somente uma parte, como se riqueza excluísse o todo.

Comentou como pode haver PIB elevado e o país ser considerado rico com altos custos sociais como guerras, desigualdades e outros entraves, tornando o sistema patológico.

Observou esta visão linear das lideranças gananciosas por aumento de riqueza e poder, fomentando o consumismo infinito e tornando os bens descartáveis, e lembrou que os recursos que são oferecidos pelo planeta são finitos e estão sendo esgotados. Isto se torna uma doença social, enraizada em práticas insustentáveis.

No Centro de Alfabetização Ecológica em Berkeley, para lideranças em todos os níveis, aplica-se uma educação diferenciada, com a visão holística da responsabilidade e do impacto das decisões na relação da rede de sustentabilidade do meio ambiente como um todo.

-“O todo é muito mais que a soma das partes” - afirma Capra.

 

 

 

Ensina que para o planeta ser sustentável, é preciso que se tenham pensamentos e ações sustentáveis em todas as áreas.  Estamos conectados com tudo e necessitamos uma visão mais abrangente.

Fala sobre uma visão holística de gestão, de liderança, da rede da vida: política sustentável, empresas sustentáveis, negócios sustentáveis, equipes e lideranças sustentáveis e produtos sustentáveis também. Ensina que as leis que regulam esta sustentabilidade são as mesmas em todos os segmentos.

A interconexão e o estabelecimento das relações dentro de uma organização com o mercado, os fornecedores, e os concorrentes impacta diretamente na sustentabilidade da organização, da cidade, da carreira, da vida das pessoas.

Insiste que as lideranças devem aprender a ter um pensamento sistêmico, diferente do pensamento ultrapassado de a empresa ser como uma máquina (resultado da era industrial) e passar a ser um organismo vivo que está inserido dentro de uma sociedade, dentro de uma cidade, de um país, de um planeta, todos vivos e necessitando de atitudes ecologicamente sustentáveis em cada nível e segmento.

Fala da crise de percepção que os líderes mundiais passam e sobre a distância que se colocam da natureza e da simplicidade das verdades básicas.

Ensina ainda sobre o tipo contemporâneo de Liderança em Rede, onde o líder é reconhecido por empoderar outros à liderança.

Coloca o crescimento cooperativo como ideal, no lugar do crescimento competitivo, para alimentar as redes, como um organismo vivo.

Comenta que o Brasil tem grande vantagem nesta visão abrangente das relações, pois estamos conectados, como povo e damos importância às relações.

Fala sobre o que se tem a aprender com os nativos e as mulheres, que foram excluídos nas sociedades, e devem ser observados como exemplo desta liderança, pois exercem liderança, compartilhando poder, dando exemplo e contexto emocional e amoroso, sem controlar e com liberdade.

Serão lançados dois livros sobre Ecoalfabetização por Capra. Esperamos que sejam publicados aqui no Brasil, também!

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".