- Ano I - nº 7 - Junho de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

ENEAGRAMA - Marcia Campbell Stockler.

Eneagrama - segundo o método de Claudio Naranjo.

Em sua tradição oral, o Eneagrama esteve oculto para a maioria dos ocidentais até o surgimento de Gurdjieff e a Escola do 4º Caminho, em meados do século XX. Contudo, foi o método desenvolvido pelo psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor Claudio Naranjo que tornou o sistema conhecido, transformando-o na mais completa, profunda e abrangente abordagem acerca da personalidade e da essência humana.

O Eneagrama é uma ferramenta extraordinária que vem de encontro aos nossos mais íntimos anseios por autoconhecimento. Sua figura geométrica de nove pontos relacionados de forma particular é o símbolo de uma visão integral do Homem; é a representação das nove maneiras básicas do ser humano pensar, sentir e se comportar no mundo, em nove possíveis direções, gerando nove tipos de personalidade e seus subtipos.

ENEAGRAMA DAS PAIXÕES.

Demonstra como, ainda na infância, fixamos as principais características de apenas UM dos tipos, que se tornam predominantes nos diversos setores da vida adulta, funcionando como um padrão: "para que continuo repetindo os mesmos erros, reagindo da mesma maneira a situações diferentes, me relacionando com os mesmos tipos de pessoas tornando insolúveis as coisas mais simples?".

Este jeito automático e repetitivo de ser que vamos sedimentando a cada movimento da vida, esta estratégia limitada e distorcida de perceber a realidade, acaba empobrecendo os relacionamentos, dificultando nosso crescimento e realização e dando margem a insatisfações e doenças de toda ordem. "Então existe diferença entre meu modo de perceber a realidade e a realidade em si? E como aceitar como dificuldade características nas quais sempre me apoiei para sobreviver?".

Perceber, aceitar e liberar valores e crenças já tão arraigados em nossa personalidade é uma tarefa árdua, que exige esforços, ainda que saibamos o quanto pode nos trazer benefícios. Neste sentido o Eneagrama se destaca em relação a outros processos, pois ele aponta com clareza e precisão a partir de que lente estamos criando nossa própria realidade a cada dia. Assim, quando nos damos conta de que para cada um de nós há UM padrão mais central que outros, um aspecto da personalidade mais determinante entre tantos, o esforço que se faria em várias direções passa a ser feito em apenas uma, alterando toda a rota; quando tomamos conhecimento de qual dos nove padrões é aquele que nos move, torna-se uma escolha mais consciente seguir com ele ou não.

"Como quero viver daqui pra frente? O que estou disposto a mudar para viver melhor? Mudando o padrão podemos mudar nossas escolhas?". Reconhecer o próprio tipo no Eneagrama coloca em evidência quem somos, onde estamos e onde podemos chegar, aprimorando e resgatando o que cada um tem de melhor. Ele permite a descoberta de nossa verdadeira natureza.

A partir da década de oitenta, o Eneagrama tornou-se accessível a milhares de pessoas em todo mundo, por meio do Programa Sat de Aprimoramento Humano, criado por Claudio Naranjo e com núcleos em diversos países, inclusive o Brasil.

O Programa Sat é uma escola síntese de diversas abordagens que une psicoterapia, arte e espiritualidade, tendo como fio condutor e suporte o Eneagrama. É também um centro de referência na formação de terapeutas e educadores em todo mundo, pois prioriza além da aprendizagem técnica, o desenvolvimento e aprofundamento contínuo destes profissionais como pessoas.

Conhecer o Eneagrama na visão de Naranjo é o primeiro passo para se chegar ao Programa Sat. É também uma oportunidade única, profunda e eficaz de participar de um trabalho que trará uma maior consciência, aceitação e compreensão da própria história, tendo a experiência e o encontro como caminho transformador.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".