- Ano I - nº 3 - Fevereiro de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

TÉCNICA DO ESPARADRAPO - Abigail Muniz Caraciki.

A técnica do esparadrapo e analgesia.

Técnica indolor que desde 1980 vem sendo utilizada com grande sucesso no combate das dores no corpo, oriundas de doenças como reumatismo, artrite e lesões decorrentes de atividades físicas. Ela surgiu no Japão, quando Nobutaka Tanaka inaugurou, em 1979, sua clínica como acupunturista, logo após a sua graduação como técnico de ortopedia na Escola de Ortopedia de Kansai.

Ele observou que atletas com lesões musculares, mesmo depois de já tratados, ou não, apresentavam melhoras de acordo com a maneira do enfaixamento da região onde houvesse dor. As dores diminuíam se as faixas eram giradas no sentido horário ou anti-horário. O Prof. Nobutaka Tanaka obteve resultados incríveis ao pesquisar e utilizar a técnica, a qual denominou de Terapia Spiral Balance.

Em 1985 concluiu que uma simples tira poderia melhorar e fazer desaparecer as dores. A isso, deu o nome de Spiral Taping, cuja a origem foi a Teoria Spiral Balance. Esta é a mais nova técnica que tem a sua origem na Medicina Tradicional Oriental, e todas as pessoas que se beneficiaram com a sua aplicação são a prova real da sua eficiência.

Seu funcionamento é simples, e sua utilização produz um reequilíbrio músculo-articular que beneficia a correção da má postura. Ao colocar as tiras (malhas) no local da dor, ou mesmo fora do local da dor, um estímulo cutâneo é levado ao cérebro e tem uma resposta através do Sistema Nervoso Autônomo.

Como resultado encontramos melhoras da circulação sangüínea, da hipertensão arterial, da circulação linfática, da regularização do tônus muscular e do metabolismo. Desta forma, temos um efeito analgésico, antiinflamatório e de equilíbrio energético. Parece mágica. Realmente não é fácil acreditar que simples tiras colocadas adequadamente no corpo, os sintomas de dor são minimizados, ou mesmo eliminados imediatamente.

                    

Fig. 1- Malha para dor na região cervical          Fig 2- Malha para tratamento da fibromialgia

Pesquisas e estudos científicos são feitos para provar que a técnica é uma ciência. A repetitividade dos resultados com sucesso mostram de maneira clara que a técnica possui embasamento científico.

A técnica pode ser usada tanto preventiva quanto terapeuticamente. É uma técnica não invasiva, facilitadora ou complementadora com regras, indicações e contra-indicações. O objetivo da técnica não é a imobilizar o local da lesão, como é feito convencionalmente. O esparadrapo agirá com a função similar ao das fáscias, periósteo e cápsula articular, no intuito de proteger os músculos, tendões e articulações.

Qualquer pessoa pode ser beneficiada pela técnica, desde crianças até a terceira idade. Deve-se evitar a aplicação em menores de dois anos, pela sensibilidade da pele, o mesmo ocorrendo com alguns da terceira idade, além de não ser indicada a colocação do esparadrapo em locais com lesão cutânea. A técnica não quer substituir ou renegar técnicas consagradas pela medicina acadêmica, como, por exemplo, intervenções cirúrgicas e administração de medicamentos.

A dor é algo pessoal e intransferível, e o tratamento deve ser baseado na descrição feita pelo paciente. Para isso, o profissional precisa conhecer a fisiologia do organismo de maneira que possa fornecer atenção primária à saúde, reconhecendo processos patológicos que indiquem a referência e encaminhamentos de pacientes a outros profissionais da saúde.

O objetivo mais importante de tudo que foi relatado, é que o profissional terapeuta tem que “querer” tirar a dor do paciente, e desta forma dar-lhe uma melhor qualidade de vida.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".