- Ano IV - nº 10(38) - Setembro de 2010.                                                               Direção: Osiris Costeira

FITOTERAPIA - Iára Vieira. - iarasovieira@gmail.com

ERVAS FEMININAS - 3ª Parte

Concluindo nossa revisão das Ervas Femininas, plantas com rica atuação no aparelho ginecológico, gostaríamos de relacionar:

 

Aperta ruão

 

Indicação: age como diurética, adstringente, tônica do útero, antiinflamatória, antileucorréica.  O chá é diurético, adstringente e indicado para doenças das vias urinárias, na uretrite, utilizada no tratamento da blenorragia, combate hemorragias e em casos de cistite. Em banhos demorados, as folhas têm sido usadas nos casos de queda do útero e no tratamento de hemorróidas.

Dose: Para chás - 15 gramas (2 colheres de sopa) para 1 litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e abafe por 10 minutos, coar e beber. Tomar 4 a 5 xícaras por dia.

Chás e uso interno devem ter acompanhamento terapêutico; muito utilizada em banhos de assento e duchinhas vaginais, pode ser utilizada como ungüento.

Contra indicação: período de gravidez e lactação.

Efeitos colaterais: a raiz é considerada tóxica; portanto, deve ser usada com prudência e moderação.

 

Salvia

 

Indicação: é fungicida e contém estrógeno, emenagoga (facilita a menstruação) e alivia cólicas, para problemas da mucosa vaginal, para dores de ovário, alivia sintomas da menopausa.

Dose: Infuso - 5 a 10g em 100ml de água fervente por 10 minutos, coar e beber. Tomar 2 a 3 xícaras por dia, após as refeições.

Extrato fluido: de 20 a 60 gotas, 2 a 3 vezes ao dia.

Macerado: 4 g em 100 ml de vinho, deixar por 6 dias, filtrar e tomar 1 cálice pequeno, 2 a 3 vezes ao dia.

Banhos de assento e duchinhas vaginais, 3 a 4 vezes ao dia.

Chás e uso interno devem ter acompanhamento terapêutico.

Tintura: 40 a 50 gotas, 2 horas antes de dormir, ou 3 vezes ao dia.

Contra indicação: contra-indicado para gestantes, pois estimula contrações uterinas, e reduz a secreção láctea de quem estiver amamentando; deve ser evitada por hipertensas.

Efeitos colaterais: não deve ser tomada em grandes doses por períodos muito longos.

 

Artemísia

 

Indicação: estimula o útero e provoca a menstruação, alivia cólicas e enxaquecas de origem menstrual, alivia sintomas da menopausa, para o tratamento da leucorréia, regula o ciclo menstrual, combate problemas de ovário.

Dose: Infuso - a dose diária máxima do infuso é de 2 xícaras.

Extrato fluido: de 20 a 60 gotas, 2 a 3 vezes ao dia.

Tintura: 40 a 50 gotas, 2 horas antes de dormir, ou 20 gotas 3 vezes ao dia.

Contra indicação:  gestantes, pois estimula contrações uterinas.

Efeitos colaterais: não deve ser tomada em grandes doses e por períodos muito longos.  Melhor não utilizar a planta fresca porque possui componentes tóxicos.

 

Calêndula (flores)

 

Indicação: facilita a menstruação, antiinflamatório e antialérgica, antitumoral, pode ser utilizada para miomas, regulariza a menstruação, grande poder cicatrizante, usada em feridas, regenera tecidos, utilizada contra fungos e bactérias.

Dose: Infuso - 5 a 10g em 100 ml de água fervente, durante 15 minutos, coar e tomar, a dose diária é de 2 a 3 xícaras.

Extrato fluido: de 14 a 24 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.

Tintura: 20 gotas, 3 vezes ao dia.

Macerado: 10g em 100 ml de vinho branco, deixar durante 5 dias; filtrar e tomar 3 vezes ao dia.

Essência: de 2 a 4 gotas, 3 vezes ao dia.

Tintura oleosa: 20g em 100ml de óleo de oliva, aquecendo em “banho-maria” durante 2 horas, em fogo bem baixo.  Filtrar e utilizar para massagens nas áreas doloridas.

Pomada: cicatrização de feridas.

Contra indicação: gestantes e lactantes.

* As flores podem ser usadas frescas ou secas, as folhas devem ser utilizadas frescas, pois quando secam perdem seus princípios ativos.

 

Lithotanium

 

Indicação: Osteoporose, TPM, menopausa, deficiência capilar e unhas, acelera a recuperação de fraturas e no pós-operatório, gestação. 

Dose: pó - 1,5 g ao dia, de 2 a 3 doses.

Contra indicação: deve ser evitado por doentes renais agudos e crônicos.

Efeitos colaterais: devido ao magnésio pode provocar certo efeito laxante, em algumas pessoas.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".