- Ano V - nº 2 (71) - Março / Abril / Maio de 2015.                                                              Direção: Osiris Costeira

FLORAIS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Essências Florais Brasileiras - 2ª Parte

 

Em prosseguimento à revisão das Essências Florais Brasileiras, vejamos mais algumas existentes em nosso país, e à disposição dos terapeutas:

Florais Brasileiros - Esses florais, também conhecidos por Sistema de Florais Joel Aleixo, criados pelo pesquisador e médium Joel Aleixo, a partir de 1991,  São Paulo, são medicamentos vibracionais que diferem bastante dos demais sistemas florais.

Os divulgadores do trabalho de Joel Aleixo contam que “... Antes de começar seus estudos com Alquimia e cura, Joel Aleixo passou por uma intensa mudança.

Paraibano nascido em Campina Grande, ele estava doente quando veio fazer exames em São Paulo em 1987. Algumas semanas depois de sua chegada, experimentou fenômenos que provocaram uma profunda transformação pessoal.”

“Essas mudanças o levaram a mudar-se de Recife, onde residia, para São Paulo, e a dedicar-se a tratamentos integrativos de saúde realizados a partir da aura das pessoas. Ao observar os desequilíbrios energéticos em seus clientes, Joel passou a estudá-los fazendo uma relação com a aura das flores.”

As diferenças dos Florais Joel Aleixo são muitas, e vão desde a elaboração até a sua indicação aos pacientes, realizada exclusivamente por terapeutas formados por Joel Aleixo.

Os Florais Brasileiros, porém, são produzidos de maneira singular, seguindo artesanalmente os métodos e conceitos dos alquimistas medievais, principalmente Paracelsus, um dos maiores curadores da Humanidade. Para ele, não é o princípio ativo da planta que cura, mas sua “alma”.

O plantio das flores é feito em canteiros na forma de mandalas e as flores são colhidas de acordo com a lunação. Após a colheita, a planta é colocada em um barril de carvalho com álcool de cereais. Ali ela permanece durante 28 dias, ou seja, um ciclo lunar completo.

A partir dessa etapa, cada floral é criado de acordo com fórmulas e procedimentos específicos da Alquimia

As essências dos Florais Brasileiros são divididas em quatro tipos:

Florais Básicos, composto por 99 essências florais, subdivididas em 3 níveis (o primeiro de flores oriundas de ervas medicinais, o segundo da Natureza, de arbustos de árvores que não são ervas medicinais, e o terceiro de flores especiais - apenas sete); Florais Alquímicos, com procedimentos da antiga Alquimia medieval; Florais Astrológicos, que trabalham o primeiro instante do ser, com 12 flores que dão origem a 33 essências diferentes; e Florais Minerais que dão suporte aos florais astrológicos no corpo.

Florais do Cerrado  - As essências dos Florais do Cerrado vêm sendo desenvolvidas desde 2000, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, pela sua pesquisadora e criadora Claudia do Valle Gonçalves.

Eles são preparados com flores silvestres da região, águas das nascentes, cristais extraídos diretamente de suas minas e, principalmente, como diz a sua criadora, “com alta frequência de amor”.

E, posteriormente, Claudia Gonçalves completa dizendo que “Os Florais do Cerrado (Chapada dos Veadeiros) são gotas de consciência, amor, harmonia, paz, tranquilidade, esperança, verdade, conforto... que buscam restabelecer e trazer uma nova visão e um novo estado de ser, ampliando a consciência, transformando a visão de mundo.”

O Sistema Florais do Cerrado, em seu conjunto, é formado por 126 essências florais minerais de flores e cristais, 12 essências florais de gramíneas e cristais, e por 19 essências das águas cristais do Cerrado.

A chapada dos Veadeiros è uma das mais antigas formações geológicas do planeta, estimado em aproximadamente 1,6 bilhão de anos. Segundo os geólogos, duas placas tectônicas se encontram formando metais e minérios, e é uma das últimas reservas de água pura do mundo.

Florais da Chapada Diamantina - São 32 essências produzidas, desde Fevereiro de 2005, por Luciane Gerodetti, astróloga e psicóloga, também conhecida como Vedanta, que significa “além das palavras”, por seguir os ensinamentos de Osho.

A pesquisa é realizada em parceria com o Projeto Sempre Viva, cujo centro fica no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia. Esta parceria dá a garantia de que as flores são colhidas com autorização oficial, já que essa região é protegida pelo governo federal.

Uma parte de todo o dinheiro arrecadado com a venda dos florais é revertido para o Projeto Sempre Viva, e destinado a projetos de educação ambiental, responsabilidade e consciência ecológica, trabalhos de manutenção, preservação e pesquisa da flora e da fauna da Chapada Diamantina.

Segundo nos relata a própria Luciane Gerodetti, “devido à alta concentração de diamantes no solo, a terra da Chapada Diamantina possui uma energia diferente de todo o resto do país. Além disso, a água também é muito limpa, rica e curativa. Toda essa energia e a forte carga vibracional da terra e da água são absorvidas pelas flores. Por isso as essências florais obtidas no local apresentam seus efeitos rapidamente."

Florais Essências Cristais de Oz - Sintonizados e desenvolvidos por Osvaldo Coimbra Junior, os Florais Essências Cristais de Oz são produtos naturais elaborados com a finalidade básica de recarregar a energia vital de um organismo, possibilitando o seu pleno equilíbrio e funcionamento.

Existem atualmente 102 tipos de Essências Cristais de Oz, uma para cada necessidade específica em termos físicos, mentais, psicológicos e espirituais, as quais podem ser usadas isoladamente ou associadas a qualquer tratamento, inclusive medicamentos convencionais, ou seja, químicos.

Os Florais Essências Cristais de Oz são produtos feitos não apenas com a energia dos cristais, mas também com a energia de formas, símbolos e vários elementos da Natureza.

São empregadas técnicas de dinamização para elevar a sua potência de ação, para que todas as essências possam ter efeitos rápidos e evidentes.

Essas essências, quando indicadas adequadamente, obtêm resultados positivos nos casos de pacientes muito rígidos, inflexíveis, ajudando a diminuir a resistência de pessoas que se negam a fazer um tratamento físico ou psicológico.

Os cristais são os principais veículos que diretamente estimulam a evolução espiritual, acessando os recursos necessários para dissolver nossos bloqueios psicológicos e os velhos padrões comportamentais.

Osvaldo Coimbra Junior é médico graduado em 1985 pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, e em 1987 pela Sociedade Brasileira de Homeopatia.

Ao longo de sua carreira fez inúmeras formações, tais como psicoterapia corporal reichiana, psicoterapia breve, radiestesia e radiônica, filosofias orientais, Medicina Chinesa, fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia, cristais e essências florais.

Florais da Deusa - Segundo os seus produtores, os Florais da Deusa se constituem em um sistema de harmonização que usa florais como veículos de uma transformação profunda, que acontece a partir do despertar da força arquetípica de Deusas e Deuses de diferentes culturas e épocas.

Muito diferente em sua alquimia, maneira de uso e procedimento de indicação durante a consulta, os Florais da Deusa têm a sua matéria prima na rica flora da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, e o seu maior poder vem diretamente do “Raio Rosa”, Princípio Divino Feminino – a Deusa -  que abençoa e inspira este novo sistema que leva o Seu nome.

Recebidos em sua maior parte em forma de canalizações facilitadas pela pesquisadora e criadora do Sistema, Rosicler Inês Barbiero de Vargas, a base alquímica das fórmulas nasce das flores da duna, mata atlântica, muitas de jardins e algumas de hortas, nascidas em diferentes pontos da ilha.

Rosicler Barbiero, também conhecida pelo nome de Fulwari Durga, que em sânscrito significa algo como “Jardim de Flores da Deusa”, trabalhando com harmonização através de diferentes técnicas por  mais de 12 anos, começou no início de 2000 a acessar informações do que pensava, segundo a própria Fulwari, ser apenas um kit de apoio, com fórmulas compostas de Deusas Gregas a ser usado apenas em seu consultório de terapia floral, no Porto da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Aos poucos foi descobrindo a imensidão do trabalho que a aguardava, e se lançou, apaixonadamente, na tarefa de materializar o que viria a ser o sistema de cura Florais da Deusa.

Entusiasmada com os resultados obtidos através de pesquisa e testes com os buquês compostos, passou a trabalhar apenas com eles a partir do final de 2001, e no início de 2004 realizou o primeiro grupo de formação de terapeutas profissionais.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".