- Ano X - nº 1 (74) - Dez 2015 / Mar 2016.                                                              Direção: Osiris Costeira

FLORAIS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Essências Florais Brasileiras - 3ª Parte

 

Em prosseguimento à revisão das Essências Florais Brasileiras, vejamos mais algumas existentes em nosso país, e à disposição dos terapeutas:

Florais Dharma Essências Vibracionais - Fundada em Outubro de 1993, em Belo Horizonte, pela psicóloga e terapeuta floral Berenice de Lara para dar suporte ao trabalho terapêutico desenvolvido desde 1990.

A escolha do nome Dharma, palavra sânscrita que pode ser traduzida como “dever”, se deu por inspiração mediúnica da Dra. Olda, médica homeopata indu, um dos mentores da psicóloga Berenice de Lara.

Berenice de Lara

psicóloga e florista

Descrição: https://media.licdn.com/mpr/mpr/shrinknp_400_400/p/6/005/016/2fc/1970a1c.jpg

As essências de cristal são medicamentos vibracionais, preparados a partir de cristais energeticamente limpos e positivamente carregados, que reequilibram as energias do corpo em todos os níveis, do mais sutil ao mais denso.

Sua forma de atuação se assemelha à das essências florais, embora tenha características próprias de agir nos corpos sutis e, consequentemente, no físico. O kit das Essências Vibracionais Dharma é composto de 28 essências de cristais.

Florais do Dr. Edward   - A Indústria e Comércio Florais de Bach Brasileiro produz desde 2005 de maneira artesanal o sistema Florais do Dr. Edward, 100% brasileiro, seguindo rigorosamente os métodos ensinados pelo Dr. Edward Bach.

Para tanto, são utilizadas plantas silvestres floridas do Brasil que estabelecem uma correspondência vibracional semelhante ao primeiro sistema floral criado no mundo. A nomenclatura popular é também idêntica, e isso favorece de forma universal a utilização deste sistema que, segundo os seus criadores, baseia-se em três virtudes: simplicidade, humildade e compaixão.

São 38 essências florais (sendo 37 de flores e 1 de água de rocha) e um único composto denominado de EMERGENCY.

O responsável direto por este trabalho é o psicopedagogo mineiro Douglas Marcelo de Morais, cujo centro de produção fica, segundo o próprio Douglas, “... a exatos 72 Km de Belo Horizonte.”

Para Marcelo, como é conhecido Douglas Marcelo de Moraes no meio floral brasileiro, os florais são um “educamento” para a alma, 100% natural, que visa melhorar o processo interno de harmonização e de cura emocional através da vibração positiva que vem das flores.  

 

Florais Essências do Butiazal - Os Florais Larimar trocaram de nome, e agora se denominam Florais Essências do Butiazal, pesquisados por Carmen Heller Barros, e têm por objetivo auxiliar na busca do equilíbrio e desenvolvimento dos seres em todos os níveis, material, emocional, intelectual e espiritual.

A grande fonte de inspiração das essências é o Butiazal, um santuário exótico da Natureza localizado no município de Tapes, no  Rio Grande do Sul.  Este Butiazal parece estar deslocado do cenário do Rio Grande do Sul, como “uma terra extranha”.

A vegetação lembra um lugar de clima tropical, e é composta, prioritariamente, de butiás permeados de cactos. Em alguns pontos também encontramos árvores nativas como guajuviras e figueiras. Nos pés de butiás temos, vivendo em bela harmonia, samambaias, bromélias e orquídeas nativas. No verão, do solo arenoso, parece brotar um calor senegalês.

Próximo ao butiazal, encontramos outro local de grande poder energético, um capão, isto é, uma região de mata sobre uma elevação. O capão tem como características estar sobre um maciço rochoso, ser mata muito antiga e estar se transformando.

Este capão é apontado pela população local como um lugar “mal assombrado”, pois ali caem muitos raios e, ocasionalmente, o “boitatá” aparece (fogo-fátuo).

Abaixo do maciço rochoso se encontra um lençol de óleo, e abaixo dele um rio subterrâneo cuja água é fonte de um poço artesiano. É com essa água pura e de alto teor energético que as essências foram preparadas.

Quatro essências foram criadas em viagens de estudo realizadas no paraíso ecológico de Fernando de Noronha, em Pernambuco: Larimar, Mabidiana, Enseada dos Golfinhos e Praia do Leão, além da essência de Ahinahina, co-criada por João Luiz de J. Nunes, originária do Parque Nacional do Haleakalã, situado na Ilha de Maui, no Hawai.

No total, representa um kit de 12 essências composto por essências florais, elixires minerais – com assistência de animais – e uma essência composta.

Carmem Heller Barros, a criadora das essências dos florais do Butiazal, nasceu em 28 de Janeiro de 1955, em Porto alegre, Rio Grande do Sul. Formou-se em ciências Sociais em 1978 pela PUC/RS e realizou Pós-Graduação em História da Cultura Brasileira, em 1981. Por dez anos trabalhou como pesquisadora na área de Saúde Pública, Urbanismo, Politicas Sociais e Migrações na FEE (Fundação de Economia e Estatística).

"Como lidar com a solidão?

Bate papo de Carmen Heller Barros com

Elza Souza, do Canal "Divina Essência"

 Descrição: http://i.ytimg.com/vi/qnrSGEvFn_s/maxresdefault.jpg

Em 1989, atendendo a um chamado interior, aprofundou seus estudos em Astrologia no Rio de Janeiro, e a partir de 1990 dedica-se em tempo integral às terapias naturais e holísticas.

De seu extenso currículo de atividades e aprendizado em terapias naturais e holísticas poderíamos destacar os de Terapeuta Floral nos sistemas Bach, Alaska, Ararêtama, Pacífico, Hawaii, Himalaia, Holanda, Bush Australiano e Água Azul, sempre em cursos com os co-criadores de cada sistema; Terapeuta Aura-Soma, Reiki Seichim, Tantra, além de editora responsável  da Editora Larimar.

Florais Essências Vibracionais D'Água - Criados, intuitivamente, pela terapeuta Cássia Marina Moreira a partir de 2000, com essências marinhas, elixires e de flores oriundas das mais diversas localidades, como Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Ubatuba, Vale do Jequitinhonha, Lençóis Maranhenses, Santa Tereza (ES) e tantos outros, em função de para onde sua intuição orientava.

Cássia Marina é formada em Psicologia (1979), pela Universidade São Marcos, e especializou-se nos anos seguintes na linha psicanalítica com abordagem psicodinâmica para atender adolescentes e adultos.

Viajou aos Estados Unidos para estudar as Essências Florais da Califórnia com os produtores Richard Katz e Patrícia Kaminski, em 1998.

Além disso, foi aluna de Sabina Pettitt produtora das Essências Marinhas e do Pacifico, de Ian White produtor de um dos sistemas essências florais da Austrália, com Steve Johnson fez cursos das essências florais, ambientais e dos elixires de pedras e cristais desenvolvidos por ele no Alasca, e teve aulas com Breno Marques, produtor brasileiro das essências florais e dos fitoflorais de Minas - MG.

Cássia Marina Moreira criadora dos

Florais Essências Vibracionais D'Água

Descrição: http://somostodosum.ig.com.br/clube/fotos/1528.jpg

A própria Cássia Marina conta que “... Os locais onde são desenvolvidas e coletadas as Essências d’Água obedecem à sincronicidade das situações que vão se apresentando, através de estudos, especulações, dos sonhos e de suas interpretações, leituras e muitas observações minuciosas de alguns outros elementos que ajudam a compor a totalidade de cada uma das essências vibracionais deste novo sistema. Um maravilhoso quebra-cabeça.”

E, acrescenta: “A essência das Baleias em Abrolhos, por exemplo, a primeira a ser desenvolvida e pesquisada, surgiu de intuições e interpretações que foram despontando durante as aulas e nas orientações pedagógicas do curso de especialização em essências florais e em sessões de psicoterapia, muitos anos antes de pensar em fazer qualquer coisa relacionada com os florais... somadas às observações realizadas com as baleias Jubarte, quando estas se reúnem nas proximidades do Arquipélago de Abrolhos – intocado santuário marinho ao largo da costa da Bahia.”

E, finalizando sobre as Baleias Jubarte: “Chamou minha atenção a pesquisa sobre o comportamento das Baleias Jubarte que nadam até Abrolhos, se reúnem para procriar, parir e amamentar ao redor do que parece um berçário bem protegido e acolhedor para os bebes, para elas próprias e seus companheiros; que em festa e dedicação permanecem meses sem comer até que o filhote se fortifique para enfrentar os mares do sul, na jornada de volta para casa.”

“Esta dedicação maternal e alegria me fez pesquisar com a água energizada do local, e a continuidade na investigação sobre a essência vibracional foi uma consequência.”

Assim, desta maneira, foram criados 31 essências que abrangem um vasto leque de indicações.

Florais Filhas de Gaia - A produtora e pesquisadora Maria Grillo é a sua fundadora, iniciado no começo da década de 90 do século passado. São essências florais produzidas em santuários ecológicos, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, e em áreas preservadas como os contrafortes da Pedra Grande, na área de proteção ambiental de Grota Funda em Atibaia, na Mata Atlântica, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, e em matas nativas localizadas na Serra da Mantiqueira, assim como em propriedades particulares na área rural de Bragança Paulista, Pedra Bela e Joanópolis.

Há também pesquisas em desenvolvimento com flores da Serra do Cipó, em Minas Gerais, do agreste de Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina, e do litoral do Rio Grande do Norte.

As Essências Florais Filhas de Gaia são preparadas com flores escolhidas, no auge de sua floração, em perfeito equilíbrio com seu habitat natural e toda a pureza e exuberância necessárias para a plena expressão do potencial curador de suas qualidades sutis.

As suas essências são, principalmente, dirigidas às crianças e aos adolescentes, além de suas linhas de essências para adultos e idosos.

Maria Grillo e um grupo de alunos de Florais Filhas de Gaia

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-CzZ2UEGDyNA/Uo_DRaTVErI/AAAAAAAACos/sUgMUpt8XV4/s1600/DIRETORIA%2BARTFLOR%2B2012%2Ba%2B2014.jpg

Maria Grillo  foi a pioneira no Brasil no uso de florais de modo coletivo, na família, e para tanto coordenou de 1994 a 1998, num centro de nutrição infantil em Recife, a sua pesquisa inovadora.

Desde então tem acompanhado a recomendação de florais em comunidades carentes com ótimos resultados.

É a própria Maria Grillo que relata, dizendo: “Em Recife, acrescentamos os florais no leite, na água do preparo do arroz, no mingau, nos caldos e em sopas. A intenção foi minimizar a desnutrição da alma. Muitas das crianças atendidas não tinham nem pai nem mãe. Ao nutrir o afeto, ajudamos o corpo a reagir e aceleramos o processo de resgate.”

Florais Florescência - Os Florais Florescência são preparados de acordo com o método do Dr. Edward Bach. Entre 2001 e 2007 a sua criadora, a terapeuta floral Dalva Costa do Nascimento e Silva, identificou em algumas cidades do Rio Grande do Sul as 28 flores que compõe este sistema.

O Sistema Florais Florescência tem por fundamento a associação dessas 28 essências florais aos 28 passos de evolução pela Alquimia clássica, tendo como missão capacitar o homem contemporâneo para a sua cura pessoal, de modo simples e eficaz.

O diferencial energético dessas essências está no fato delas apresentarem a conjunção das vibrações de todos os elementos da NNatureza, o que aciona a troca de mensagens em todos os níveis da rede multidimensional de escalas de energia de que somos constituídos.

O objetivo final é a não repetição dos velhos padrões de funcionamento, que se manifestam primeiro em conflitos emocionais para culminarem em doenças no corpo físico.

Fazem parte ainda dos Florais Florescência duas fórmulas compostas, nove sprays para uso pessoal e 28 cartas alquímicas.

Florista Dalva Costa do Nascimento e Silva

dos Florais Florescência

 Descrição: http://www.sistemaflorescencia.com.br/img/coCriadora.jpg

Dalva Costa do Nascimento e Silva, graduada em Filosofia e em Psicologia pela PUC do Rio Grande do Sul, além de sua formação universitária cursou uma série de graduações terapêuticas que lhe deram uma visão ampla da cura holística, tais como Terapia de Florais de Bach, Florais de Minas, Florais do Sul, Análise Transacional, Terapia Reich, Terapia de Vidas Passadas, Reiki e Psicologia Transpessoal aplicada à Infância, entre outros. 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".