- Ano III - nº 3(24) - Maio/Junho de 2009.                                                              Direção: Osiris Costeira

FLORAIS - Ana Lucia Magnelli.

Florais de Minas V.

Continuando a escrever sobre os florais de Minas, neste artigo pretendo abordar o Grupo da EXCESSIVA PREOCUPAÇÃO COM O BEM-ESTAR DOS OUTROS.

No sistema Bach, este grupo engloba 5 florais. No sistema mineiro, Breno acrescentou a estas 5, mais cinco essências.

Começarei com as semelhantes.

CHICORY - CHICORIUM (da família das Compostas, é a Chicória, uma hortaliça do tipo do Almeirão. Possui como característica envolver com as suas folhas os pequenos ramos e brotos, sufocando-os e impedindo-os de se desenvolver plenamente. Suas flores são azuis. Muito usada em pessoas possessivas e egoístas, que se magoam facilmente e desejam atenção o tempo todo. Excessivamente carentes, estas pessoas acabam sufocando os outros com a sua forma egoísta de amar. Esta essência desenvolve na pessoa a capacidade de amar verdadeira, sendo o amor uma fonte inesgotável fluindo do próprio coração).

VERVAIN – VERVANO (herbácea da família das Verbenáceas, também conhecida como Gervão, Rinchão, Erva-Santa, Verbena, Gerbão e Vassourinha-de-botão. Essência muito usada para aquelas pessoas propensas ao fanatismo de qualquer espécie, tensos, hiperansiosos, sempre muito entusiasmados com as próprias idéias e opiniões. A essência atua na desobstrução dos canais de comunicação onde se encontram os registros da vontade sábia. Também considerada um “anti-inflamatório” floral).

VINE – THUMBERGIA (trepadeira da família das Acantáceas, originária da África, também conhecida como Carólia ou Amarelinha. Essência usada para aquelas pessoas extremamente dominadoras e ditadoras, inflexíveis e autoritárias, que geralmente menosprezam a opinião alheia, dominando os outros com “mão-de-ferro”. Impiedosas, onipotentes e maquiavélicas. A essência atua fazendo emergir a verdadeira energia de liderança e autoridade).

BEECH – MIRABILIS (planta da família das Nictagináceas, também conhecida como Bonina, Maravilha, Boas-Noites e Jalapa. Essência usada para as pessoas altamente intolerantes e críticas que, auto-identificados com o ambiente que o cerca, julgam cada ato, palavra, sentimento, expressando ou não uma “condenação”. São pessoas separatistas, arrogantes, autoritárias, irônicas, racistas, hipócritas. Mirabilis vem resgatar os conceitos de simpatia e tolerância para com o próximo).

ROCK WATER – PHYLLANTHUS (é uma erva rasteira, da família das Euforbiáceas, também conhecida como Quebra-pedra, Erva-pombinha e Saxifraga. O tipo Phyllanthus é sistemático, metódico, perfeccionista, exigente, preconceituoso, excessivamente sóbrio e severo consigo mesmo, tendo um comportamento exemplar para os outros. São pessoas com extrema dificuldade de adaptação, prisioneiros “cristalizados” de sentimentos e pensamentos. Para rigidez mental e emocional, fanatismo. Ótimo para a “auto-repressão e negação de si mesmo”. Breno notou que “a essência tende a ser mais usada quanto mais idosa for a pessoa, principalmente no que se refere à necessidade de quebrar resistências ao tratamento floral.”  A essência atua despertando uma maior adaptabilidade e liberdade interior. “Coadjuvante no tratamento energético dos distúrbios funcionais dos rins e dos ossos”).

Agora, as essências acrescentadas por Breno:

FORTIFICATA – planta pertencente à família das Leguminosas, conhecida também como Pata-de-vaca, Unha-de-vaca e Mororó. Segundo Breno, “para aqueles cujo amor possessivo e a extrema carência afetiva provocam um bloqueio de energia de tal ordem que sobrevém um colapso psíquico-físico; cuja vitalidade está se esvaindo como consequência da avidez com que esgotam os outros”. O bloqueio energético pode comprometer os órgãos nas imediações do plexo solar e do chacra cardíaco, instalando um “abuso do próprio corpo físico” - bulimia ou anorexia nervosa. A essência reconecta a pessoa com as forças curativas, isto é, pensamentos de compreensão e amor necessários no processo de cura.

VERBENÁCEA – Pertencendo à família das Verbenáceas, também conhecida como Erva-baleeira, Maria-preta, Catinga-de-barão e Maria-milagrosa. Indicada para pessoas muito entusiasmadas com as próprias opiniões e idéias, o que gera uma dificuldade de convívio com outras pessoas que possuem idéias diferentes. São fanáticos, ansiosos, assumindo várias tarefas simultaneamente, mas terminando-as a qualquer custo. Tendência ao orgulho. Lutadoras por causas justas. A essência atua desobstruindo os canais interiores da extrema sabedoria, vontade sábia e justiça divina.

TARAXACUM – planta da família das Compostas, conhecida também como Dente-de-leão. Muito usada em pessoas idealistas, com grande dificuldade de exprimir o que se passa com elas, faltando ímpeto ou vontade fraca. Possuem uma dissociação entre pensamentos, sentimentos e atitudes concretas. Taraxacum é usada para “alargar” a vontade e o aprendizado espiritual, a partir de um novo enfoque mental – ver com mais minúcias o nosso ser interno e a dinâmica de seus símbolos externos – a trama da vida.

CAULIFLORA – é uma árvore da família das Mirtáceas. É a Jabuticabeira. Essência muito usada em pessoas extremamente materialistas, avarentos e gananciosos, sempre desejando poder e posses. Para dificuldades de relacionamento em comunidade, onde o compartilhar se faz necessário. A essência atua despertando a generosidade e a solidariedade, juntamente com a empatia. Uma pequena observação: a Jabuticabeira, além de fornecer uma sombra agradável, nos presenteia anualmente com uma profusão de deliciosos frutos, sempre abundantes em seus galhos. Ela se “entrega” maternal e generosamente (sua sombra e seus frutos).

MATRICÁRIA – é uma planta da família das Compostas, também conhecida como Macela. É a famosa Camomila, muito usada em chás relaxantes. É para aquela pessoa que se entrega de “corpo e alma” ao trabalho que lhe dá prazer, sofrendo ao constatar que esta entrega não é igual nas outras pessoas. Mesmo se entregando, são pessoas nervosas e apreensivas, pois, sendo almas extremamente nutridoras, não aceitam que o outro não possua esta mesma entrega.  Sobrecarregam-se de trabalho facilmente. Possuem uma expectativa de perfeição total na tarefa de doação e na exagerada atitude maternal de entrega das energias amorosas. O tipo Matricária não possui as características de carência afetiva e de dominação. A essência floral atua equilibrando e protegendo as energias nutridoras, podendo ser administrada em quaisquer situações onde se fazem necessárias as energias criadoras (parto, dentição, etc).

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".