- Ano X - nº 2 (75) - Abril/Julho 2016.                                       Direção: Osiris Costeira

OS GRANDES MESTRES - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

 

MAHARISH MAHESH YOGI E A MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

 

Maharishi Mahesh sempre foi bastante sigiloso a respeito de sua vida pessoal. Contudo, algumas fontes referem que nasceu Mahesh Prasad Varma, em Jabalpur, Madhya Pradesh, Índia, em 12 de Janeiro de 1918 (como consta em seu passaporte), no seio de uma família indu de classe média da casta kshatrya (guerreiros).

Em 1940, licenciou-se em Física na Universidade de Allahabad.  Em 1941 tornou-se discípulo de Swami Brahmananda Saraswati (1871-1953), Shankaracharya de Jyotirmath, nos Himalaias. Pouco tempo depois, tornou-se brahmacharya, o primeiro nível da vida monástica, tendo recebido o nome de Bal Brahmacharya Mahesh, e trabalhou como secretário do Shankarachaya, ou Guru Dev.

Depois da morte do Guru Dev, em 1953, Mahesh se retirou para Uttar Kashi, um vale nas encostas dos Himalaias, retiro de muitos yogis e eremitas, onde o seu Mestre vivera durante muitos anos. Ali, o Brahmachaya praticou meditação intensiva.

 

Maharishi Mahesh Yogi

Descrição: Resultado de imagem para maharishi mahesh yogi

Depois de uma série de peregrinações pela Índia divulgando e ensinando técnicas de meditação, tendo inclusive, em 1958, visitado alguns paises asiáticos, em 29 de Janeiro de 1959 Maharishi Mahesh chegou a São Francisco, nos Estados Unidos, para divulgar as suas técnicas, as quais chamou de Meditação Transcendental (MT). 

 

Célebre reunião dos Beatles com Maharishi Mahesh Yogi,

em 1967, Park Lane Hilton

Descrição: The Beatles and Maharishi Mahesh Yogi (small) by Philip Townsend - art

 

Ele já tinha estado na Inglaterra, em 1960, quando em 1967 o seu trabalho passou a ser mundialmente conhecido ao ser acatado por George Harrison, do grupo dos Beatles, bem como por  todo o grupo, em que milhares de jovens por todo o mundo passaram a praticar as técnicas da  Meditação Transcendental. 

Na década de 70 do século passado, motivado pelo uso da Meditação Transcedental em dezenas de paises, foram desenvolvidos ensaios clínicos por vários cientistas, demostrando que a Meditação Transcedental baixava a pressão arterial, o ritmo cardíaco, o índice de lactato, além de regulação do cortisol e de outros hormônios associados ao estresse crônico.

Depois de a Meditação Transcendental ser divulgada e praticada por milhões de pessoas pelo mundo, Maharishi, já no século XXI, transferiu sua residência para  Vlodrop, na Holanda, com a finalidade de se recolher e meditar. 

No dia 11 de Janeiro de 2008, Maharishi anunciou aos seus seguidores que o seu trabalho neste mundo estava terminado, e se retirava para o silêncio e para o estudo dos Vedas. Desde então, nunca mais se pronunciou publicamente.

Cerca das 19 horas de 5 de Fevereiro de 2008, em sua residência de Vlodrop, Maharishi morreu de causas naturais, dormindo tranquilamente, aos 91 anos de idade.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".