- Ano IV - nº 3 (31) - Fevereiro de 2010.                                                                              Direção: Osiris Costeira

TERAPEUTAS E TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Rudolf Steiner e sua Antroposofia

 

Fundador da Sociedade Antroposófica, nasceu em 27 de Fevereiro de 1861 em Kraljevec, na Áustria. Apesar de seu interesse humanístico, desenvolveu em Viena estudos superiores de Ciências Exatas. Por seu desempenho acadêmico, a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche Nationalliteratur.

Trabalhando no Arquivo Goethe-Schiller, em Weimar (Alemanha) de 1890 a 1897, desenvolveu um grande interesse cognitivo e uma consequente atividade literário-filosófica, sendo dessa época a sua obra fundamental, “A Filosofia da Liberdade” (1894).

Após alguns anos em Berlim como redator literário, passou a se dedicar a uma intensa atividade de conferencista e escritor, no intuito de expor e divulgar os resultados de suas pesquisas científico-espirituais, no início no âmbito da Sociedade Teosófica e mais tarde da Sociedade Antroposófica, por ele fundada, em 1912.

Antroposofia, palavra que vem do grego e significa “conhecimento do ser humano”, é, segundo Rudolf Steiner,  “um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo.” Ainda segundo Steiner, “a realidade surge somente na união do espiritual e do físico, isto é, onde o conceito e a percepção se encontram”.

O objetivo dos seguidores da Antroposofia é tornarem-se mais humanos, ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações. Podem-se atingir altos níveis de consciência pela meditação e observação dos fenômenos da Natureza e do próprio processo cognitivo.

Para a Antroposofia, o espírito é a origem de tudo. Ela parte não somente do autoconhecimento humano, mas também do reconhecimento de todo o universo; demonstra, além disso, que o mundo espiritual pode ser observado com tanta clareza quanto o mundo físico. Para isto é necessário que se desenvolvam, individualmente, órgãos de percepção que estão, em todos os seres humanos, em estado latente.

Aquilo que se denomina usualmente intuição é para a Antroposofia uma percepção espiritual. Rudolf Steiner descreveu e desenvolveu numerosos exercícios para a obtenção da capacidade de experienciar o mundo supra-sensível, além de ministrar vários ciclos de palestras para médicos. Surgiu, então, um movimento de Medicina Antroposófica que se espalhou pelo mundo, e hoje inclui milhares de médicos, psicólogos e terapeutas, possuindo seus próprios hospitais e universidades.

A Medicina Antroposófica, também denominada de Medicina Ampliada pela Antroposofia, pode ser considerada uma ampliação da medicina convencional, visto que, além dos conhecimentos desta, utiliza a imagem do ser humano e do mundo segundo a Antroposofia. Desta forma, considera o homem como constituído, além de sua parte física (objeto de estudo e tratamento da medicina convencional), também de uma parte vital, outra emocional (considerada também na medicina psicossomática) e de um cerne espiritual individual.

Esta visão ampliada repercute também na terapêutica, que se utiliza de medicamentos naturais, devidamente preparados e dinamizados, além de outras formas terapêuticas que atualmente denominaríamos de holística. Além da Medicina Antroposófica, entre as terapias antroposóficas se destacam a Quirofonética e a Massagem Rítmica.

Rudolf Steiner, o grande terapeuta, faleceu em Dornach, Suíça, em 30 de Março de 1925, deixando uma grande contribuição cultural.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".