- Ano VII - nº 4 (68) - Julho /Agosto de 2014.                                                              Direção: Osiris Costeira

TERAPEUTAS E TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Herbert Shelton e a Ciência e Filosofia do Higienismo

 

Ciência  e filosofia de vida, o Higienismo, ou Natural Hygiene como é conhecido nos Estados Unidos da América do Norte, foi criado por  Herbert Macgolfin Shelton (1895-1985), e, em sequência, T.C. Fry (1926-1996) a partir dos estudos que realizaram sobre os processos físicos e químicos que regem o corpo humano.

O objetivo do Higienismo é manter a saúde em função de que o corpo é capaz de reconstruir-se, de autopreservar-se e de autolimpar-se. Para tal, devemos livrá-lo das toxinas, fornecendo a ele, apenas,  alimento, ar puro, água, luz solar, descanso, sono, relaxamento, exercício, diversão, alegria, fé e coragem.

Desta maneira, o Higienismo é mais do que uma dieta pois envolve maneiras de encarar a vida. Em sendo contrários à ingestão de qualquer tipo de toxina, os adeptos do Higienismo não usam medicamentos, e a prática em busca da cura envolve repouso, que eles entendem como “descanso completo”, unindo-se o sono (descanso mental) ao jejum (repouso fisiológico).

Em termos de ingestão do alimento, o Higienismo se baseia em cinco princípios: ingerir 70% dos alimentos crus, não comer em excesso, evitar alimentos que produzam toxinas, combinar os alimentos corretamente e respeitar as etapas do processo de digestão.

Assim, para que a ingestão dos alimentos seja protegida e se adapte à fisiologia do organismo, há horários a serem respeitados.

As refeições de um dia, almoço, lanche e jantar, devem ser feitos entre 12 e 20 horas.  Das 4 às 12 horas, apenas frutas são permitidas, pois se entende que neste período o corpo esteja eliminando os resíduos não aproveitados. Das 20 às 4 horas da manhã não é permitido comer nada, pois o organismo estaria, neste período, assimilando os alimentos já ingeridos.  

Um outro aspecto de importância defendido pelos higienistas é quanto à combinação dos  alimentos na hora da ingestão. Desta maneira, eles preceituam que fruta só deve ser ingerido com frutas, proteínas e carboidratos não devem ser consumidos na mesma refeição, em face de possuírem tempos diferentes de digestão (4 e 3 horas, respectivamente), e algumas proteínas, embora tenham o mesmo tempo de digestão, não devem ser consumidas ao mesmo tempo, como, por exemplo, ovo e queijo.

Finalmente, como outra recomendação, os líquidos têm o seu horário para serem consumidos, pois dilatam o estômago e diluem os sucos digestivos, atrapalhando a digestão. Por isso, os higienistas só recomendam beber até 10 minutos antes e, pelo menos, 2 horas depois das refeições.

Herbert M. Shelton, especialista em educação alimentar, vegetariano, adepto do crudicismo, considerado o criador da Dieta das Combinações, nasceu em Outubro de 1895 no Texas, estudou na American School of Chiropractic e se graduou na American School of Naturopathy, em 1921, com o título de Doutor em Neuropatia (ND) e de Doutor em Literatura Neuropática (NDLitt.).

Personalidade controvertida, foi indicado pelo Partido Vegetariano Americano como candidato à Presidência dos Estados Unidos da América do Norte em 1956, ao mesmo tempo em que apresenta vários processos e prisões, desde 1927, por prática ilegal da medicina.

Dentre esses episódios, se destacam os processos em 1942 e em 1978 quando dois pacientes faleceram, supostamente em função de suas recomendações alimentares.

Publicou vários livros sobre os seus conceitos de alimentação, sendo o primeiro, em 1922, “Fundamentals of Nature Cure”, que teve seu título mudado para “An Introduction to Natural Hygiene” dando início à divulgação do Higienismo (Natural Hygiene), ao qual ficou ligado por toda a sua vida.

Em 1972, com 77 anos de idade, foi acometido de uma doença degenerativa neuro-muscular, provavelmente Doença de Parkinson, que o deixou impossibilitado de andar, falar normalmente e de escrever, precisando ditar, balbuciando, os seus últimos livros.  Faleceu, em 1985, aos 90 anos de idade.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".