- Ano IX - nº 3 (72) - Junho / Julho / Agosto de 2015.                                                              Direção: Osiris Costeira

TERAPEUTAS E TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Hawayo Takata e a propagação do Reiki no Ocidente

 

Hawayo Takata, a grande divulgadora do Reiki  no Ocidente, nasceu em 24 de Dezembro de 1900, na Ilha de Kauai,  em Hanamaulu, no Hawai, filha de imigrantes japoneses trabalhadores na cultura do bambu e da cana-de-açucar como cortadores. Casou-se com o tesoureiro de uma plantação, Saichi Takata, e tiveram duas filhas.

Em Outubro de 1930, com 32 anos, Saichi Takata faleceu de ataque cardíaco. Durante os cinco anos seguintes, Hawayo Takata, viúva e com duas crianças pequenas, passou a ter graves problemas de saúde, principalmente no fígado, e  necessitava de uma intervenção cirúrgica. Contudo, seus problemas respiratórios impediam a cirurgia pelo risco do uso de anestésicos.

 

Descrição: http://i1.wp.com/www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2013/07/facebook-takata-tao-do-reiki.jpg

 

Hawayo Takata

Indo, em 1935,  ao Japão rever a sua família e em busca de alternativas ao seu tratamento, conheceu a clínica Reiki  do Dr. Chujiro Hayashi. Após quatro meses de sessões diárias de Reiki, praticadas pelo próprio Dr. Chujiro, Hawayo Takata estava completamente curada no nível físico, além de mental e espiritualmente.

Maravilhada com os resultados, permaneceu no Japão e conseguiu que ele lhe passasse os ensinamentos, inicialmente com dificuldades por ser estrangeira. Hawayo Takata recebeu os ensinamentos do Reiki I na primavera de 1936, juntando-se aos terapeutas que trabalhavam na clínica, e, em 1937,  recebeu os ensinamentos do  Reiki II, voltando, em seguida, ao Hawai, aonde inaugurou a sua primeira clínica Reiki, em Kapaa.  

Descrição: http://reikitradvalencia.es/wp-content/uploads/2012/10/mil21.jpg

No  inverno de 1938 o Dr. Chujiro visitou Takata e ela recebeu os ensinamentos do Shinpiden (Mestrado) em 21 de Fevereiro de 1938, tendo sido apresentada, pelo Dr. Chujiro, como Mestre em Reiki, Professora e sua sucessora.

No ano seguinte, inaugurou o seu segundo centro de Reiki, em Hilo. Graças a Hawayo Takata o Reiki espalhou-se pelo Ocidente: depois do Hawai, os demais estados dos Estados Unidos da América e, posteriormente, o Canadá e a Europa.

Ela viveu até os 80 anos apresentando sempre uma aparência jovial, formando uma infinidade de Mestres em Reiki, tanto homens como mulheres. Faleceu em 11 de Dezembro de 1980.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".