- Ano V - nº 7(47) - Junho de 2010.                                                              Direção: Osiris Costeira

TERAPEUTAS E TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

WOLFSOHN E A MAGIA DA VOZ

 

Em sendo a voz um poderoso elemento de comunicação, e fundamental veículo condutor de emoções, a Vozterapia, também denominada Psicofonia, é uma técnica holística que busca o funcionamento equilibrado entre corpo, mente e espírito pelo resgate dos sentimentos reprimidos através da voz.

O método terapêutico foi criado pelo médico alemão, judeu, Alfred Wolfsohn (23/09/1896 – 05/02/1962), a partir de suas inesquecíveis experiências em um campo de concentração da Primeira Guerra Mundial.

Segundo Sônia Prazeres, musicista, terapeuta corporal e pioneira na divulgação da Vozterapia no Brasil, “ouvindo os gritos de pessoas aflitas e desesperadas pedindo socorro, ele percebeu que as vozes se modificavam totalmente sob pressão. Foi quando decidiu pesquisar sobre o assunto, e se deu conta de que aquelas vozes eram até cinco oitavas acima ou abaixo do padrão.”

Segundo os princípios do canto tradicional, quando uma pessoa alcança uma nota mais aguda ou grave do chamado registro natural, a voz perde qualidade e a capacidade de emissão. E foi, exatamente, nestes pontos de quebra, também conhecidos como desafinação, que o Dr. Alfred Wolfsohn passou a estudar a voz, deixando de lado a estética e priorizando a informação afetiva emitida naquele som.

E, completa a terapeuta Sônia Prazeres, “Ele descobriu que se a voz humana expressasse a sua totalidade psíquica, seria possível não apenas emitir gritos, berros ou soluços, mas também sons animalísticos, primais e pré verbais, que expressam nossas emoções ocultas.”

“O Dr. Wolfsohn começou a trabalhar com os barulhos negados pelo canto tradicional, desenvolvendo-os até que deles emergisse uma nova voz mais ampla, bela e poderosa que a anterior.  Através da voz cantada e dos sons não verbais, a Vozterapia busca tornar o indivíduo mais expressivo, saudável, feliz e criativo, integrando seus conteúdos psicológicos à sua consciência e ao seu desempenho vital.

Em seu site (www.vozterapia.com.br) a terapeuta Sônia Prazeres fala de seu trabalho dizendo: “Resgatando os cantos ancestrais das tradições culturais ditas "primitivas", trabalhamos também com as etnias vocais. Utilizamos os "Cantos Tribais" ou cíclicos que vêm re-estabelecer para a comunidade seu senso de pertencimento, poder pessoal e responsabilidade, desenvolvendo a confiança pessoal, a criatividade e a assertividade do indivíduo, e assim transformando sua participação social em interferência determinante e positiva.”

“Este trabalho se destina a cantores, atores, musicoterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas, pedagogos. A todos os profissionais da área de ajuda. A todas as pessoas que estão em busca de uma expressão mais plena e criativa. Àqueles que precisam confirmar sua presença, confiança pessoal e assertividade. Aos que têm inibições e dificuldades de expressão, e principalmente a todos os que acreditam que não podem cantar.”

A Vozterapia vem se desenvolvendo muito, principalmente na Europa, tendo o Roy Hart Theatre, na França, e o School for Voice & Movement Therapy, em Londres, como seus mais importantes e maiores representantes da terapêutica.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".