- Ano VII - nº 6 (64) - Outubro/Novembro de 2013.                                                              Direção: Osiris Costeira

TERAPEUTAS E TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Ida Pauline Rolf e o Rolfing

 

Criado pela cientista norte-americana Ida Pauline Rolf (1896-1979), Rolfing é um método de integração das estruturas por meio da manipulação dos tecidos miofasciais, ou conjuntivos, e pela reeducação do movimento.

É um processo que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente. Hábitos posturais decorrentes de padrões de movimento ou determinados por traumas físicos e emocionais são alguns dos principais fatores que podem nos impedir de estar bem alinhados em relação à força da gravidade. Esta desorganização, por sua vez, é responsável por tensões crônicas e desconforto físico e emocional.

O Rolfing é indicado para aqueles que sofrem de males causados pela má postura, para aqueles que apresentam dificuldade de movimento e sofreram traumas físicos, para os que se submetem a estados de estresse do dia a dia, e para os que desejam melhorar o seu desempenho profissional.

O Rolfing também está muito ligado às artes corporais ou de movimento, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.

Ida Pauline Rolf nasceu em New York, Estados Unidos da América do Norte, em 19 de Maio de 1896. Formou-se pelo Barnard College em 1916, e recebeu o título de PhD em Química Biológica pela Universidade de Colúmbia em 1920.

Em 1927, estudou Matemática e Física Atômica na Universidade Técnica Suíça, em Zurique, e Medicina Homeopática, em Genebra, além de se aprofundar em Medicina Quiroprática, Osteopatia e Yoga.

Com base nesses estudos, começou a formar a concepção de que o corpo precisa alongar-se para obter equilíbrio. Do encontro com o osteopata Tomas Morrison, produziu a idéia de que a estrutura determina a função.

De 1920 a 1932 trabalhou no Rockfeller Institute como pesquisadora em Quimioterapia e Química Orgânica, chegando à categoria de Associada, um grande feito para uma mulher, e jovem, naquela época.  

Durante a década de 1940, através do trabalho científico e das descobertas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, começou a desenvolver o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural.

Nos 30 anos seguintes, dedicou-se a desenvolver a técnica e seu programa de treinamento. A partir dos anos 50 do século passado, suas aulas passaram a atrair mais alunos e publicações especializadas. Nesta década, conheceu o criador da Gestalt Terapia, Fritz Perls, que a convidou para trabalhar no Instituto Esalen.

Em 1967 iniciou o livro “Rolfing, a Integração das Estruturas Humanas”, e foi criada a sede do Rolf Institute, em Boulder, no Colorado.  Em 1970 aconteceu o primeiro encontro de profissionais, em Esalen.

Até sua morte, em 19/03/1979, Ida Rolf dedicou sua vida ao trabalho, formando profissionais, planejando projetos de pesquisa, escrevendo e fazendo palestras públicas.

Rolfing é marca registrada de propriedade do Rolf Institute for Structural Integration, dos Estados Unidos da América do Norte. No Brasil, fundada em 1988 e sediada em São Paulo, funciona a Associação Brasileira de Rolfing que representa os profissionais brasileiros de Rolfing junto ao Rolf Institute.

Através do vídeo a seguir, poderemos conhecer um pouco mais sobre Ida Rolf e o Rolfing.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".