- Ano VI - nº 1 (52) - Dezembro 2011 / Janeiro de 2012.                                                              Direção: Osiris Costeira

TERAPEUTAS E TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

O Self Healing de SCHNEIDER

 

MEIR SCHNEIDER, criador do método SELF HEALING, ou AUTOCURA, nasceu em Lvov, na Ucrânia, em 1954, portador de catarata, astigmatismo e nistagmo. Emigrou para Israel com os pais aos quatro anos de idade, e aos sete foi declarado legalmente cego.

Ele nunca aceitou a condição de cego. Tinha ataques de fúria, durante os quais lançava os óculos ao chão, pisoteando-os. Os pais, ambos surdos, não eram atingidos pela gritaria, mas a avó, Savta, docemente o acalmava dizendo que tudo iria mudar.

Vários amigos, principalmente um outro jovem – Isaac – com problemas visuais igualmente graves, deram-lhe incentivo para a grande virada de sua vida. Isaac apresentou-lhe o método do oftalmologista William Bates (1860-1931) de estimulação da visão.

 

A partir daí, dedicou-se exaustivamente aos exercícios para os olhos, aliando as técnicas de yoga, auto massagem e movimento. Dezoito meses mais tarde ele tinha desenvolvido a visão funcional, que lhe permitiu, alguns anos depois (1981), obter carteira de motorista sem qualquer restrição, expedida pelo Governo do Estado da Califórnia, dos Estados Unidos da América.

Os princípios que descobriu quando exercitava os seus olhos formaram a base do Método Self Healing, desenvolvido para trabalhar com portadores dos mais variados problemas de saúde. e que ele define como um sistema holístico de recuperação da saúde que desenvolve a inteligência inata do corpo.

Na realidade trata-se de um processo terapêutico no qual o terapeuta convoca a pessoa para trabalhar em prol da prevenção ou da recuperação, conclamando-o a envolver-se em um processo de conhecimento sobre as dinâmicas e potencialidades do próprio corpo.

Algumas técnicas utilizadas nas sessões de Self Healing são ensinadas ao paciente com o objetivo de potencializar e maximizar as possibilidades de auto-cura do corpo. Com a prática constante dessas técnicas é possível ativar as vias neurais, criar melhores condições para o funcionamento fisiológico e, com isso, possibilitar a recuperação de deficiências ou compensar perdas que já aconteceram.

As técnicas empregadas aliam práticas respiratórias, exercícios de movimento, massoterapia e visualização (imagens mentais). Usando tais instrumentos, o terapeuta ajuda seus clientes a reverter o progresso de ampla variedade de condições degenerativas, como esclerose múltipla, distrofia muscular, pólio e pós-pólio, artrite, dores crônicas, problemas visuais como erros de refração (miopia, astigmatismo, etc.), glaucoma, degenerações da retina e muitas outras doenças oculares.

No Brasil, a terapeuta ocupacional Beatriz Ambrósio do Nascimento foi a pioneira no desenvolvimento do método, na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, que nasceu com distrofia muscular, doença hereditária considerada pela medicina como incurável, intratável e progressiva.

 

Apesar de todas as dificuldades vivenciais, formou-se em 1979 em Terapia Ocupacional. Em Setembro de 1989 viajou para São Francisco, Estados Unidos da América, e no School for Self Healing, dirigida pelo próprio Meir Schneider, estudou e submeteu-se ao método durante nove meses.

Em seu retorno ao Brasil a estimativa era de que melhorara 40% em seu quadro clínico. Em Agosto de 1990 Beatriz do Nascimento ministrou o primeiro Curso de Introdução ao Método Self Healing, no Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Deste curso, as Professoras. Léa Beatriz Teixeira Soares e Jussara de Mesquita Pinto se entusiasmaram com o método e continuaram a formação, acompanhando os atendimentos de Beatriz do Nascimento na Clínica do Departamento.

Em Março de 2001, Beatriz do Nascimento, alunos do curso de formação, e usuários da técnica, durante um workshop ministrado pelo próprio Meir Schneider, fundaram em São Paulo a Associação Brasileira de Self Healing, (http://www.absh.org.br) para divulgar as técnicas empregadas e preparar terapeutas na arte e ciência de Meir Schneider, cuja primeira presidente foi Fernanda Leite Ribeiro (2001-2002)

Residente na Califórnia, retorna constantemente ao Brasil para palestras e workshops, além da direção dos cursos de formação de terapeutas.

Oferecemos aos nossos leitores dois vídeos extremamente interessantes para complementar o conhecimento de Meir Schneider e de sua obra, ao serem abordados, no primeiro, os seus princípios, e, no segundo, uma palestra, do próprio Schneider, sobre sua vida e sua técnica.  Bom proveito.

 

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".