- Ano I - nº 6 - Maio de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

IRIDOLOGIA - Evandro Gomes Garcia.

Iridologia e Intoxicação.

Como dito anteriormente, o ser humano, ao longo dos tempos, enveredou por caminhos alimentares muito pouco recomendáveis e, principalmente, incompatíveis com sua espécie. O resultado desta escolha é, sem dúvida, a intoxicação generalizada do organismo.

Ocorre que as toxinas, de uma forma geral, depositam-se no corpo sob a forma de gordura. O mal funcionamento do sistema digestório, a diminuição da capacidade metabólica, somados a outros desequilíbrios funcionais, acabam por gerar uma dificuldade nas células e sistemas em expurgar resíduos tóxicos, que se depositam nas mais diversas regiões do corpo.

Por uma destas providências ditas superiores, esta intoxicação aparece na íris humana de forma incontestável, possibilitando um diagnóstico rápido.

Em volta da pupila da íris, há uma região chamada coroa neuro-nutricional, onde pode-se avaliar o estado do estômago e dos intestinos. São órgãos extremamente afetados quando se está intoxicado, pois são dois dos principais órgãos da digestão, encarregados do processamento dos alimentos.

Esta região altera sua coloração em relação à cor original da íris, revelando o comprometimento dos órgãos envolvidos, como na foto 1.

Esta foto mostra uma intoxicação que extrapola a área da coroa e invade outros setores da íris, indicando que outras áreas do corpo também estão intoxicadas.

Nas íris azuis, muitas vezes é encontrada uma coloração esbranquiçada encobrindo a cor azul original, como na foto 2. Esta “nuvem” esbranquiçada induz a uma intoxicação pelo acúmulo de catarro oriundo de reações alérgicas fortes, porém muitas vezes não aparentes.

O mesmo demonstra as lesões encontradas na foto 3; são manchas esbranquiçadas, arredondadas, e são encontradas enfileiradas formando um arco, semelhantes às contas de um rosário. Daí o nome rosário linfático.


FOTO 1.


FOTO 2.

Estas marcas denotam, além do que foi citado anteriormente, uma estagnação/congestão de órgãos e tecidos, tais como: amídalas, linfonodos (gânglios), apêndice, baço, pâncreas e outros. Indicam também dificuldade na circulação linfática.


FOTO 3.

Na foto 4, vemos que a íris apresenta-se recoberta por uma coloração de aspecto pegajoso, que pode variar do amarelo até o castanho, dependendo do grau de intoxicação que o organismo se encontre.

Isto mostra que o muco produzido pelos sistemas e que é necessário, está congestionado, se acumulando cada vez mais e dificultando o funcionamento de órgãos e tecidos sobre os quais está localizado.

Esta lesão pode ocorrer por intoxicação química, decorrente de fumo, drogas, álcool e poluição. Pode se apresentar de forma significativa na área cerebral, situada entre os cinqüenta minutos e os dez minutos nas íris, imaginando-as como se fossem um relógio. Exemplo na foto 5.


FOTO 4.


FOTO 5.

Esta foto também mostra a presença de bolsões de toxinas na área do intestino, que são aberturas nas fibras da íris que indicam, além da ocorrência de toxinas, um enfraquecimento nos tecidos dos órgãos representados no mapa iridológico.

Mais do que nunca é necessário que nos voltemos para uma alimentação saudável, o mais livre possível de elementos tóxicos, para que se possibilite a desintoxicação diária do organismo. Ênfase em frutas, legumes e folhas verdes, se possível orgânicos, sucos de frutas frescas, arroz integral, se possível evitar frangos e ovos de granja, senão, restringir o seu consumo, bem como da carne vermelha, açúcar refinado (todos), derivados de trigo e leite.

Convido todos a tentarem por um curto espaço de tempo e, após, avaliar os resultados. A surpresa é garantida

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".