- Ano I - nº 9 - Agosto de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

IRIDOLOGIA - Evandro Gomes Garcia.

Um mapa revelador.

Nesta oportunidade, falarei um pouco sobre um dos métodos mais conhecidos de interpretação comportamental através da íris. Trata-se do método RAYID.

A palavra Rayid foi criada por Denny Johnson, cientista norte-americano e é composta pelas partes ray (raio) e id (psique interior, o subconsciente). Este método, segundo seu próprio criador, “é o raio de luz que ilumina o id, através da interpretação dos raios da íris”.

Tornou-se uma nova maneira de entender a linguagem comportamental do ser humano, além de um poderoso instrumento, capaz de desvendar as complexidades da mente humana, ou de ajudar a fazê-lo.

O método Rayid identifica três padrões básicos na íris: o Corrente, o Flor e o Jóia. Mais tarde, passou a identificar também o padrão Agitador, que é uma mistura significativa dos padrões flor e jóia.

O padrão Corrente é identificado na íris pelas variações sutis nas fibras iridais, que aparecem como raios ou manchas de cor.

As personalidades Correntes são, em geral, fisicamente sensíveis e reagem aos outros com gestos delicados e controlados; são intuitivas e aprendem melhor quando têm a oportunidade de vivenciar as lições.

Já o padrão Flor identifica-se nas íris por aberturas curvas ou arredondadas ou ainda em forma de gotas, nas fibras iridais.

Segundo Denny Johnson, as personalidades Flor são emocionais e espontâneas. Reagem à vida com os sentimentos e a comunicação visual.

São pessoas que, em geral, fazem muitos gestos e aprendem subconscientemente mais depressa se ouvirem as instruções que recebem.

O padrão Jóia reconhece-se por concentrações que se assemelham a manchas (são chamadas manchas psóricas), que variam do amarelo claro ao preto, passando, é claro, pelo marrom.

Segundo o professor Johnson, as personalidades Jóia, nas relações inter-pessoais, reagem com análise, pensamento e palavras. Respondem verbalmente e usam poucos gestos físicos. Aprendem melhor com instruções visuais ou descritivas.

O tipo agitador é formado pela combinação dos padrões Jóia e Flor. Apesar de existirem outras combinações, esta em especial, por suas características, formou um novo padrão.

São pessoas intensamente entusiastas e imbatíveis quando se dedicam a uma causa ou objetivo; são extremistas e conseguem alternar as palavras e os gestos utilizados pelas personalidades Jóia e Flor. Aprendem melhor pela intuição e pelo contato.

É importante entender que cada ser humano tem dentro de si um pouco de cada um dos padrões, mas cada um tende a usar um deles predominantemente. Ao longo do tempo, a repetição do uso de um dos padrões revela-se como estrutura básica na íris.

Esta dominância é influenciada por vários outros padrões dinâmicos, que se movimentam dentro e em volta da mente e do corpo de cada indivíduo.

Nas próximas oportunidades, nos aprofundaremos mais em cada um dos padrões, suas nuances e a utilidade da interpretação comportamental da íris humana.

Até o próximo artigo e tenham todos um bom caminho!

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".