- Ano V - nº 3 (43) - Fevereiro de 2011.                                                              Direção: Osiris Costeira

LEITURA CORPORAL - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

O Corpo Humano: O Grande Genoma

II - Segmento Cefálico - 4ª Parte

 

Orelhas

As orelhas apresentam como funções gerais a captação, assimilação e entendimento dos estímulos sonoros externos e internos; desenvolvimento e manutenção do equilíbrio corporal, emocional e psíquico, além do desenvolvimento da flexibilidade corporal e comportamental.

Como funções da orelha direita têm-se a captação, assimilação e compreensão dos sons emitidos pelo meio externo, pela coletividade, e pelo “outro”, e registro das introjeções auditivas de origem paterna ou substituto. À orelha esquerda cabe a captação e compreensão dos sons internos; percepção e reconhecimento do conteúdo e do significado da expressão verbal do indivíduo, e o registro das introjeções auditivas de origem materna ou substituta.

A Fisiognomonia Chinesa, ensinada por Mestre Henry B. Lin, reserva um lugar de importância na leitura das características pessoais, inclusive aludindo que a contagem da vida do ser humano começa com as orelhas, que são responsáveis pelos primeiros quatorze anos da vida.

E relembra, de início, que as orelhas grandes, longas e grossas, geralmente, são auspiciosas - representam sorte - pois são de pessoas afortunadas e prósperas. Além disso, falam de longevidade e de certa sensitividade espiritual. É a imagem clássica de Buda.

Além disso, a Fisiognomonia Chinesa observa a orelha em vários outros aspectos. A localização em função das sobrancelhas é um critério importante, pois aqueles que as têm acima indicam que a pessoa é extremamente inteligente e ambiciosa, teve uma infância feliz, e tem possibilidade de ter uma vida socialmente confortável; se se estendem abaixo do nível do nariz indicam pessoa determinada, perseverante e longeva.

A posição, isto é, se são bem rentes à cabeça ou projetadas para fora, é outro importante aspecto a considerar. Se forem rentes significam que a pessoa é respeitada e suas ordens/conceitos devidamente acatados, além de poder levar uma vida, economicamente, tranquila. Entretanto, se salientes (orelhas em abano) na parte superior, há possibilidade de que sua vida seja conturbada, instável e marcada por “altos e baixos”, além de grandes dificuldades em se fazer respeitar

Outro aspecto extremamente interessante na “leitura” das orelhas é quanto ao “tamanho da porta do ouvido”. A porta do ouvido consiste na abertura localizada no canto inferior do círculo interno da orelha. Uma porta larga, capaz de acomodar um dedo, indica mente aberta, facilidade de comunicação, riqueza de conhecimentos, generosidade, gosto pelo estudo, além de longevidade. Uma porta estreita, que não acomoda um dedo, representa pessoas extremamente rígidas em seus conceitos, de difícil comunicação, preconceituosas, até certo ponto vingativas e sovinas.

Além de inúmeros outros aspectos que podem caracterizar as orelhas, lembramos ainda os seus círculos externo e interno. As pessoas de orelhas com círculo externo mais proeminente do que o interno indicam, de um modo geral, mais inteligência/talento do que ambição, e são geralmente ligadas às artes e às ciências; enquanto um círculo interno mais proeminente do que o externo indicam pessoas com mais ambição do que inteligência/talento, geralmente ligadas aos negócios e à política.

Couro Cabeludo

Segmento da pele que recobre a calota craniana, é um conjunto de pêlos/cabelos/velos que potencializa os processos de sensorialização das funções de troca e das relações de convívio exercida pela pele.

Essas estruturas fazem a emissão e captação de sinais, e desenvolvem os processos de utilização e troca de sinais mais sutis que são recebidos pela pele. Os pêlos processam as trocas de vibração mais densa, o cabelo elabora os processos de trocas mais sensoriais e o velo processa a vibração mais sutil.

Dentro dessa visão, podem-se avaliar, simbolicamente, os cabelos como “antenas” pelas quais os indivíduos se conectam com o mundo, buscando estar constantemente em sintonia com os fatos e as pessoas.

A sua falta ou ausência representa a suposta desnecessidade desta relação, mantendo-se o indivíduo “alheio” ao mundo exterior, infantilmente ligado apenas ao seu próprio mundo.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".