- Ano I - nº 8 - Julho de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

MASSOTERAPIA - Wagner S.M. Baptista.

Bioenergética ou Energia Vital.

O termo bioenergética se inscreve na corrente norte-americana inspirada nos trabalhos de Wilhelm Reich 1. Segundo ele, o indivíduo é um compartimento energético que acumula, transforma e descarrega energia convertida em sentimentos, expressões e movimentos. Isto é, o papel do corpo em terapia.

A bioenergética ou energia biológica retrata a bioenergia 2 e suas transformações ligadas aos fenômenos biológicos, utilizando-se de leis e princípios físicos aplicados aos seres vivos . Ela dirige todas as manifestações vitais; ou seja, tudo que exprime trabalho só pode ser realizado mediante transformações energéticas.

A bioenergia tem a maior importância para a estabilidade e funcionalidade dos seres vivos. A bioenergética trabalha no sentido de resgatar a auto-regulação do organismo e dos aspectos físicos, emocionais e espirituais do ser humano. A formação do caráter é o resultado da ligação de energias biológicas que formam uma couraça caracterológica e muscular, rigidez, tensão, inibição da respiração produzidas pela repressão das exigências pulsionais.

O objetivo das técnicas de manipulação bioenergéticas é restaurar um equilíbrio psicossomático pela liberação dos fluxos energéticos e, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, couraças, doenças e emoções a elas associadas. A bioenergética restaura o equilíbrio psicossomático pela liberação dos fluxos energéticos.

O indivíduo é um compartimento energético que acumula, transforma e descarrega energia convertida em sentimentos, expressões e movimentos. O corpo é um lugar privilegiado de intervenção e de análise, na medida em que, na sua figuração expressiva, é o depositário das experiências vivas. O conceito da existência de uma energia única que une corpo, mente e espírito constitui um dos fundamentos das terapias orientais, que é análogo ao bioenergético.

Os praticantes das técnicas bioenergéticas crêem que problemas psicológicos, estresse, atitudes negativas e emoções como ira, raiva e medo têm uma influência sobre a maneira de se sentar, de manter-se em pé, de mover-se, de respirar, de se relacionar com os outros e o modo pelo qual vivemos nossa vida.

As técnicas de manipulação bioenergéticas consideram que existe uma forma de energia sutil, vital, particular, que circula por todo o universo e no organismo de cada indivíduo e cria uma interação entre o corpo e o espírito, governando os estados físico e mental. Ainda não foi possível medir essa energia ou força, mas ela é também conhecida como: ki, chi, qui, qi, prana, força vital, vitalismo, entre outras. A convicção de que a vida é energia vital que pulsa e flui no universo ainda é questionada pela ciência atual, mas existe um elo com o conceito da existência de uma energia única que une corpo, mente e espírito, e que constitui um dos fundamentos milenares das terapias orientais . Podemos citar as seguintes terapias: Ayurvédica (yoga, meditação e massagens), Acupuntura (Tschen Tschiu ), Tai Chi Chuan , Tui Na, Chi Nei Tsang , Shiatsu, Do in, Jin Shin Jyutsu, Cromoterapia, Reiki, entre outras. Todas estas terapias orientais vêem saúde e doença em termos holísticos, levando em consideração o relacionamento entre espírito individual, consciência individual e cósmica, energia e matéria.

Holismo e holístico, etimologicamente, derivam do grego Holikos que quer dizer “universal”, “inteiro”. Segundo o Dr. Marcio BONTEMPO, em seu livro Medicina Natural, “Apesar de toda a magnanimidade do pensamento holístico ocidental, por justiça, deve-se saber que:

"O holismo não é novidade pois, no Oriente antigo, vigorou a forma dialética relativista de entender a vida. Percebe-se a evidência da polaridade e dapreocupação na compreensão da relação entre o homem e o universo. Fica claro ao estudarmos asfilosofias antigas: taoísmo, zen, budismo, a filosofia da medicina Indiana (Ayur-védica),Chinesa, Tibetana, Japonesa, Persa, Egípcia e Mesopotâmica" (Medicina Natural, Editora Nova Cultura, São Paulo, 1994,p.17).

As técnicas bioenergéticas restauram o equilíbrio psicossomático; ou seja, relativo simultaneamente aos domínios psíquico e orgânico, pela liberação, ativação, sedação ou desbloqueios dos fluxos energéticos.

Os conceitos sobre os quais se baseia a psicossomática moderna remontam às origens do pensamento, numa linha evolutiva desde Hipócrates.



(1) Wilhelm Reich - Médico psicanalista austríaco (1897 - 1957). Em 1920 teve importante papel na sociedade psicanalista de Viena (Aústria). Em 1939 suas pesquisas sobre a energia orgônica deram origem à bioenergética.

(2) Bioenergia - Energia renovável, obtida através da transformação química da biomassa , que é a massa total do conjunto de todos os seres vivos que ocupam um biótipo bem definido como: homens, animais, plantas entre outros.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".