- Ano VI - nº 3 (54) - Março/Abril de 2012.                                             Direção: Osiris Costeira

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Princípios Filosóficos: Os Cinco Elementos

 

Juntamente com a Teoria do Yin e Yang, a Teoria dos Cinco Elementos é um dos dois pilares da Medicina Oriental, notadamente da Medicina Chinesa. Primeiramente documentada na China no Período dos Estados Guerreiros (476-221 a.C.), coexistiu independentemente da teoria do Yin e Yang, mas foi durante a Dinastia Song (960-1279 d.C.) que começou a fusão entre os dois sistemas, em que o sistema dos cinco elementos foi utilizado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.

A Teoria dos Cinco Elementos é um sistema filosófico aplicável não só à medicina, mas a todas as outras coisas. Tudo pode ser classificado de acordo com esta teoria, em sendo entendidos os elementos como fases ou movimentos das energias Yin e Yang. As imagens dos elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal representam as forças naturais que juntas formam um ciclo dinâmico.

Esses elementos não só controlam e mapeiam todas as funções anatômicas e fisiológicas do organismo, como integra, em uma unidade energética contínua, corpo e mente. Servem para entender como grupos distintos de influências ou energias se relacionam ora produzindo estímulo ora inibindo a ação.

A concepção chinesa de todo o Universo, incluindo o corpo humano, é formada pelo movimento e transformação desses cinco elementos. E dessa maneira conecta muitos fenômenos e qualidades diferentes dentro do Microcosmo e Macrocosmo sob a proteção de um determinado elemento, através de uma relação entre fenômenos aparentemente não conectados, unificados por uma qualidade comum.

Os 5 elementos representam a atividade alternada das forças Yin e Yang, manifestadas nos ciclos de mudanças na natureza e que regulam a vida na terra. Desta maneira, os 5 movimentos (Wu Yun), definem os vários estágios de transformação que acontecem nas mudanças de estações; mudanças do clima; sons e sabores; emoções na psicologia humana, e tudo aquilo que representa Vida.

 
Cada energia está associada a um elemento cuja função parece-se com a função destas energias, daí terem o seu nome.

O ciclo de mudanças da natureza, regulando a própria Vida do planeta e dos seres humanos, pode ser visualizado de modo simples e objetivo através do video que oferecemos a seguir:

 

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".