- Ano XI - nº 2 (78) - Abril / Julho de 2017.                                             Direção: Osiris Costeira

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Terapêuticas: QiGong e Zhan Zhuang

 

QiGong (氣功) ou Chi Kung é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia CHI (energia vital) no corpo.

O Chi Kung não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses (em contato com os indianos, a partir da técnica Pranayama) no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

As diversas técnicas de Chi Kung desenvolveram-se separadamente em diversos locais da China, mas em muitos casos se influenciaram mutuamente.

 

Movimentos clássicos do QiGong/Chi Kung

Descrição: http://www.arura.fr/wp-content/uploads/2014/01/baduanjin.jpg

 

QiGong/Chi Kung simplificado (sentado)

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/_SBvWQ0-0Xic/TJ4hEyZ_sOI/AAAAAAAAAEw/aV_rGsaFOpc/s320/qi-gong-for-academic-excellence.gif

Derivado de técnicas milenares conhecidas como Tao Yin, o Chi Kung como é praticado nos dias de hoje remonta à época da Dinastia Han (206 AC - 220 DC), quando começou a ser sistematizado.

O próprio termo Chi Kung é relativamente recente, data do início do século XX, sendo aplicado hoje a múltiplos exercícios para desenvolvimento da força (física, energética, mental ou espiritual) ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital - CHI.

Fragmentos de diagrama possivelmente representando

formas de Chi Kung, encontrado em uma tumba da Dinastia Han,

na cidade chinesa de Ma Wang Tui

 

Descrição: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/ac/Qigong_taiji_meditation.jpg/270px-Qigong_taiji_meditation.jpg

A divulgação do QiGong/Chi Kung no Brasil recebeu importantes contribuições de diversos mestres de origem chinesa que se radicaram no país.

A partir de 1975 os mestres Liu Pai Lin e Liu Chih Ming (pai e filho) começaram a realizar sua transmissão das práticas taoístas em São Paulo, centradas no Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental e no Centro de Estudos de Medicina Tradicional Chinesa (CEMETRAC).

Em 1986 o mestre Wang Te Cheng chega ao Brasil e introduz uma variedade de técnicas para trabalho de energia, inclusive o avançado sistema Zhan Zhuang QiGong.

Desde 1988 o mestre Cao Yin Ming é responsável pela fusão dos conhecimentos tradicionais que recebeu de seus mestres com a instrução científica aprendida durante seu estudo no Instituto de QiGong e Medicina Chinesa de Shanghai, culminando com a fundação do Instituto de Acupuntura e QiGong China-Brasil, atualmente denominado Instituto de Acupuntura e Cultura Chinesa.

Ao retornar em 1990 de seus estudos na China, o mestre e alto sacerdote Wu Jyh Cherng começa a organizar no Rio de Janeiro o grupo que deu origem à Sociedade Taoista do Brasil, aprofundando referências das práticas de Chi Kung no taoismo religioso.

Zhan Zhuang (站椿) Termo chinês que se refere a uma forma de meditação que é feita em pé, conservando-se o praticante num estado de aparente imobilidade. Pode também ser classificada como uma técnica de Chi Kung estática.

O termo significa "em pé" como uma "estaca". Assim, esta prática tornou-se mais conhecida no ocidente como "Postura da Árvore", "Abraçar a Árvore" ou "Chi Kung da Árvore".

Praticando Zhan Zhuang

Descrição: http://www.yiquan78.org/images/zhanzhuangyu1.jpg

Em aparente imobilidade o praticante pode realizar exercícios respiratórios revigorantes e formas de meditação que auxiliem a desenvolver a força interior e o equilíbrio.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".