- Ano V - nº 11 (51) - Outubro / Novembro de 2011.                                             Direção: Osiris Costeira

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Princípios Filosóficos: YIN e YANG

 

A Medicina Tradicional Chinesa se baseia em princípios filosóficos, principalmente do Taoísmo, além do Confucionismo e do Budismo, em que a influência energética da Natureza no ser humano é fundamental para o seu equilíbrio e sobrevivência, em havendo a compreensão do Princípio Único – TAO – e de sua dualidade energética, YIN e YANG.

O termo medicina para nós ocidentais é uma visão absolutamente curativa, quando muito, atualmente, também preventiva, com relação às doenças que acometem determinados órgãos/sistemas do corpo humano. Antes de mais nada, a nossa medicina ocidental é a “arte e a ciência” de se combater a doença para a devida manutenção da vida.

A Medicina Tradicional Chinesa tem uma visão muito mais ampla, pois procura não apenas as origens de uma determinada doença e o uso de seus medicamentos, mas – fundamentalmente - os desequilíbrios energéticos do indivíduo com relação ao meio em que vive, e que propiciaram a falta de fluidez de sua energia e o consequente descompasso Homem-Natureza-Universo.

E toda a sua base filosófica repousa em TAO, que é tudo o que existe e ao mesmo tempo nada. Ë o princípio da unicidade. DEUS.

E TAO é reverenciado e seguido por intermédio do Taoísmo, para o qual Lao-Tse escreveu “Tao Te King – O Livro do Sentido da Vida”, considerado a Bíblia do Taoísmo.

TAO pode ser “traduzido” por “falar, dizer ou conduzir”, "orientação da mente" ou "o caminho para a mente espiritual". Ou como alguns escritores preferem: "o caminho para a imortalidade". Segundo Lao-Tsé, "O Tao que pode ser definido, não é o Tao Eterno".

Como tudo que existe é dual, de TAO nasce a conceituação da dualidade energética – YIN e YANG – responsável pelo equilíbrio absoluto da Natureza e do ser humano, partes integrantes e preponderantes de TAO.

YIN e YANG são os dois princípios cósmicos primários do Universo, em que YIN é o princípio feminino, passivo, enquanto que YANG é o princípio masculino, ativo. Ainda segundo os ensinamentos do Taoísmo, o melhor estado para todo o Universo é o da harmonia, representado pelo equilíbrio entre YIN e YANG

Tudo na Natureza é dividido, em sendo dual, de modo que cada coisa constitui uma metade que necessita ser completada por outra coisa, como espírito e matéria, subjetivo e objetivo, interior e exterior, movimento e repouso. Os pólos se complementam entre si para que exista um equilíbrio dinâmico.

YIN e YANG são inseparáveis. Seu simbolismo é representado por um círculo dividido em duas metades iguais por uma linha sinuosa. A parte preta é YIN e a outra, branca, é YANG. Podemos observar que o comprimento da separação das cores é igual à circunferência exterior, e que o contorno de cada metade YIN e YANG é igual ao perímetro da figura. Cada um dos elementos contém o germe do outro, na forma do ponto claro ou do ponto escuro.

Na visão cabalística, o Yin e Yang representam o céu e a terra, unidos um ao outro. O Yang é masculino, pai, céu, Deus-Pai, Sol, consciente, compreensão, lógica, eu, condição desperta, cabeça, forma, ter, tensão, voltado para o exterior, decidido, risco, só, gasta energia, construtivo ou destrutivo, abstrato, ordenado, patriarcado, etc. 

O Yin é feminino, mãe, terra, Mãe-Terra, Lua, inconsciente, sentimento, intuição, eu interior, condição de sonho, coração, conteúdo, ser, relaxamento, voltado para o interior, segue o fluxo da vida, pacífico, atraído pela comunidade, economiza energia, cura e preserva, orgânico, fluente, matriarcado, etc. 

Em função desse simbolismo, podemos dizer que a Medicina Tradicional Chinesa cultua, no ser humano, o equilíbrio eterno entre YIN e YANG em todas as suas manifestações.  Desta forma, estará propiciando que o indivíduo esteja em equilíbrio e em paz consigo mesmo. Consequentemente com saúde.

Assim, o corpo não precisará se manifestar através de “doenças”, pois, no equilíbrio de YIN e YANG está toda a felicidade do Universo. E felicidade é sinônimo de saúde, é sinônimo de Vida. É TAO. E TAO é DEUS.

No vídeo que anexamos podemos ter uma visão geral das propostas da Medicina Tradicional Chinesa, inclusive em termos de seus Princípios Filosóficos, na composição de seus “princípios médicos”

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".