- Ano VI - nº 5 (69) - Setembro / Outubro / Novembro de 2014..                                             Direção: Osiris Costeira

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Terapêuticas: Massagens - Tui-Na / Tui-Na Infantil / Anma

 

Finalizando as observações sobre Massagens Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa -MTC, vejamos algumas características da Tui-na, da sua variante infantil e da Anma:

TUI-NA -  A massagem Tui-Na teve sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa -MTC, juntamente com a Acupuntura, a Fitoterapia, a Dietética e o Chikung.

Tui” significa empurrar, por em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar. “Na” significa pegar, segurar, puxar, amassar e massagear.

Este termo é representado por dois caracteres sobrepostos: o de baixo significa “mão” e o de cima significa “união”, “harmonia”. Assim, Tui-Na significa “a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento”.

Foi na Dinastia Ming (século XIV) que se deu a sua revalorização e nunca mais deixou de ser aperfeiçoada e utilizada nos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa -MTC.

A massagem Tui-Na é utilizada na prática clínica há 2.000 anos com elevado grau de sucesso, e é composta por várias técnicas, onde cada uma tem uma aplicação específica.

 

Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massagear. Ela está muito longe de se limitar à aplicação de pressão (com os dedos, mãos, cotovelos, etc.).

É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam em pontos e meridianos da Acupuntura, grupos musculares e estrutruras anatômicas em geral, utilizando o contato corporal próprio da massagem.

Tui-Na possui uma variante importante em sua prática, dirigida às crianças, denominada  Tui-na Infantil:

 

Tui-na Infantil - O Tui-Na Infantil é uma especialidade inserida dentro dos parâmetros da massagem Tui-Na, e pode ser utilizada desde o nascimento até os doze anos de idade.

É usada desde a Antiguidade até os dias de hoje, diariamente, nos hospitais chineses como método de tratamento e prevenção.

A Tui-Na Infantil torna-se diferente das demais massagens porque todos os meridianos estão localizados na mãozinha esquerda. Cada dedinho corresponde a um órgão, e dependendo da direção de manipulação, ou de cada caso, utiliza-se para tonificar e equilibrar a energia interior, e assim prevenir e tratar doenças, sem ser necessário recorrer a antibióticos, injeções e nem mesmo à Acupuntura.

Uma das teorias fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa -  MTC é a Teoria dos Cinco Elementos: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal. Os chineses atribuem a esses cinco elementos tipos específicos de energia comuns a todo ser humano e a tudo que o rodeia.

Para além da representação na palma da mão, também a cada um dos cinco dedos da mão corresponde um elemento diferente com as suas características próprias e órgãos específicos.

Por exemplo, massagear o dedo polegar da mão esquerda da criança vai agir sobre o movimento Terra, e diretamente sobre os órgãos baço/pâncreas (yin), e estômago (yang), estimulando a digestão e fortalecendo o sistema muscular.

O mesmo se passa com os outros dedos: Indicador (elemento Madeira: fígado e vesícula biliar), Médio (elemento Fogo: coração e intestino delgado), Anelar (elemento Metal: pulmão e intestino grosso) e Mínimo (elemento Água: rins e bexiga). 

Desta maneira, as energias naturais estão todas representadas na palma da mão esquerda da criança numa área que foi chamada de “neibagua” - teoria energética.

A fricção desta área na mão do bebê, no sentido dos ponteiros do relógio, equilibra todas as funções naturais dos corpos e estimula o fluxo de Ki.

 

ANMA - É uma forma de massagem de origem chinesa – provavelmente com mais de cinco mil anos, ligada ao legendário Imperador Amarelo Huang Ti – assimilada e divulgada por terapeutas japoneses.

A sua denominação deriva do nome de duas das manobras básicas que utiliza: “na” (ou an), que significa apertar, e “ma”, que significa esfregar.

 

Essa terapia se baseia, principalmente, em pressionar e massagear pontos do corpo relacionados aos diversos meridianos estudados pela Medicina Tradicioinal Chinesa -MTC, estimulando e promovendo uma cura natural, pois, quando estimulados, esses pontos aliviam a tensão muscular, facilitando a circulação do sangue e da energia CHI.

Também denominada de “Quick Massage”, dada a utilização em sessões rápidas de 15 minutos, não utiliza qualquer tipo de óleo, e é feita com o paciente sentado e sem que seja necessário retirar qualquer peça de roupa.

Os vídeos apresentados nos dão uma amostra viva das três modalidades de massagens chinesas.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".