- Ano II - nº 8(20) - Setembro/Outubro de 2008.                                                        Direção: Osiris Costeira

QUIROLOGIA - Marcia Tavares.

Quirologia: Ciência e Arte de mãos dadas.

A Quirologia (quiro = mão e logia = estudo), é uma Ciência que possui intima ligação com a Astrologia. Foi reconhecida como um ramo da Psicologia, por seu caráter de Ciência Natural no Segundo Congresso de Ciências Psíquicas, em Paris (1913).

Surgiu como conseqüência do elevado conhecimento de sábios ocultistas indianos, iniciados em verdades cósmicas e que atuavam em estado de plena consciência. Com base em textos védicos, os mais antigos manuscritos descobertos remontam a 4.000 anos aC .

Seu estudo nos permite entender que da mesma forma que o Universo tem sua correspondência no homem (que é a mais elevada forma de vida pela qual o cosmos se manifesta), cada parte do ser humano tem sua correspondência na mão.

Da mesma forma que observamos em Arteterapia, pelas mensagens expressas através do barro, da tinta, das colagens, que podemos resgatar informações, que habitam o nosso ser mais intimo, pelo estudo da Quirologia podemos entender os caminhos percorridos, fatos vivenciados, reações, características da nossa personalidade e (re)conhecer potencialidades.

A leitura do mapa registrado em nossas mãos é uma arte que descortina perspectivas fascinantes, tanto do outro como de nós mesmos, onde podemos perceber as influências planetárias atuantes sobre o indivíduo, além de possibilitar que sejam desvendadas as tendências futuras nesta existência.

A Quirologia busca revelar toda gama de informações contidas em nossas mãos, através da decodificação dos sinais ali contidos. Da mesma forma como num processo de alfabetização em que ao conhecermos as letras, formamos palavras, frases até compreendermos todo significado do que está registrado, fornecendo acesso imediato a aspectos fundamentais da natureza de uma pessoa.

A mão é a parte do corpo humano que tem maior inervação (segundo Abramowinsk, 26.000 por cm), e, portanto, está em ampla conexão com o cérebro, contendo todas informações processadas em cada hemisfério, registros importantes de nossa caminhada evolutiva.

A análise é feita nas duas mãos, pois cada hemisfério cerebral envia um tipo de informação. Em nossa mão ativa (dominante) podemos ler o que temos realizado em nossas vidas, os potenciais que temos aproveitado ou não. Na outra, mão passiva, temos o registro do que trouxemos como bagagem para esta vida.

A mão deve ser lida como um todo, e não apenas suas linhas. Tudo tem significado. Assim o formato e tamanho das mãos, os dedos, unhas, temperatura e textura da pele, cor, montes, sinais, etc. informam sobre a personalidade e talentos do indivíduo, sendo de grande auxílio para orientação profissional.

Através de leitura de mão podemos não só descobrir talentos e habilidades, como: ter uma melhor percepção das dificuldades de uma criança e de seus problemas de sociabilização; compatibilidades; decodificar condutas morais, psíquicas e espirituais do indivíduo, compreendendo melhor o que aflige um relacionamento afetivo, profissional ou familiar.

QUAL O FORMATO DA SUA MÃO?

MÃOS QUADRADAS - com ângulos retos, indicam um indivíduo organizado, prático, pontual...

MÃO CÔNICAS - base quadrada mais larga que as extremidades que se afinam, indicam uma pessoa idealista, que só faz o que lhe dá prazer...

MÃOS FILOSÓFICAS - de aparência envelhecida e nodosa, indicam uma pessoa analítica, que filtra os fatos...

MÃOS PSÍQUICAS - delicadas, longilíneas, indicam um ser de grande sensibilidade, dons artísticos...

MÃOS ELEMENTARES - geralmente larga e de aparência mais rude, indicam uma pessoa de grande vitalidade...

MÃOS ESPATULADAS - com dedos em forma de espátula, indicam um indivíduo aventureiro, que gosta do perigo...

MÃOS MISTAS - contem características de cada tipo, indicando um ser com diversas potencialidades...

O conhecimento desta arte milenar é útil a todo ser que busca autoconhecimento, sendo para médicos, orientadores e psicoterapeutas, uma poderosa ferramenta no processo de anamnese, dinamizando o processo terapêutico.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".