- Ano I - nº 7 - Junho de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

REFLEXOLOGIA PODAL - Marisa Ramos.

A Reflexologia e a auto percepção.

Queremos ressaltar neste artigo a importância da integração entre paciente, terapeuta e o propósito da cura. Sabe-se que o auto conhecimento é fator de transformação, já que ao se perceber com nitidez, o ser humano tem maiores possibilidades de romper barreiras e até mesmo paradigmas que o impedem muitas vezes de florescer com as vicissitudes de uma perfeita saúde.

Há algum tempo fomos procurados por uma paciente em um momento de crise para aplicar-lhe Reflexologia.

Para maior compreensão me reportarei a um período anterior ao nosso encontro.

Seu perfil era de descrença total em terapias complementares, tendo como verdade plena a medicina ortodoxa. Trazia consigo um histórico familiar, onde o câncer deixou a marca indelével da perda de sua mãe.

Esta pessoa em questão, num determinado momento quis ampliar seus conhecimentos, e resolveu participar do nosso grupo do curso de filosofia aplicada ao cotidiano. Sua participação foi uma novidade maravilhosa, porque estes assuntos não faziam parte de sua vida. Foi muito bom o convívio com ela, pois percebíamos sua disposição em compreender o que era falado. Apesar de suas dificuldades concluiu o curso com alegria de quem conquista novos horizontes, porem ainda insegura quanto suas possibilidades de compreensão das novas questões.

Após alguns meses procurou-me por estar passando por momentos difíceis e ter seu emocional fortemente abalado, apresentando, inclusive, dores no corpo, nos joelhos e, também, fazendo uso de tranqüilizantes para situações de estresse.

Dialogamos sobre Reflexologia e de como seria possível modificar aquele quadro. Para tanto foi demonstrado que a sua interação no processo, assim como desejo interno de transformação, seriam fatores de grande importância para o sucesso do nosso objetivo: o alívio das tensões e das dores. Pois consideramos que nenhum tratamento surte efeito, se não for vivenciado dentro do Ser uma determinação sincera de saúde, harmonia e amor por si mesmo.

Aberta para aceitar algo diferente de seu padrão habitual, deu o passo decisivo, então começamos...

Após a primeira sessão, na qual foi aplicada a massagem e a compressão em toda a extensão dos pés, tocando todas as partes reflexas dos órgãos que estão dimensionadas em suas plantas, houve uma resposta imediata do corpo percebida por ela. Tal sensação provocou o interesse em continuar ...

E assim, na medida em que as sessões iam se sucedendo as mudanças eram fortemente percebidas, levando nossa paciente às seguintes declarações: "tenho sentido meu corpo com menos dor"; "estou mais calma"; "estou precisando menos do calmante"...

Antes de terminar o número de sessões que tínhamos acordado, ela precisou viajar. Era uma viagem de lazer, mas um dia antes se tornou difícil, quase impossível de se realizar... Nesse momento, houve o salto, a transformação... Ela resolveu encarar as dificuldades conseguindo superar os obstáculos e fazer a viagem, reconhecendo os benefícios do tratamento, que apesar de incompleto, lhe trouxe: bem estar, segurança e determinação.

Hoje, ela se mantém conectada com o que acessou sobre si mesma sentindo-se mais fortalecida, podendo vivenciar novas situações sem se desestruturar novamente ...

Podemos sugerir que o sucesso da terapia ocorreu pela soma do desejo da paciente em mudar o seu padrão de conduta, e a Reflexologia, encarada também como uma terapia de harmonização.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".