- Ano I - nº 1 - Dezembro de 2006.                                                                              Direção: Osiris Costeira

REIKI - Angela Dumans e Mello Costeira

Reiki: Um estudo, uma observação.

O Reiki foi redescoberto por Mikao Usui no Japão, ao final da 1ª década do século XX. Reiki é o resgate da divindade. É uma energia de amor que mantem você vivo. É um encontro com Deus. O reikiano pára de procurar Deus do lado de fora e o encontra dentro de si. Aí se torna intimo, amigo de Deus. Não há limite para ninguém. O Reiki trabalha na individualidade do Ser estimulando você a ser – a ser humano. Quando você se estimula, você se auto cura dando direção a sua própria vida, garantindo a reforma íntima. Não queira melhorar o mundo, melhore você. O Reiki está relacionado ao Amor, causa e efeito.

Temos a SIMBOLOGIA para aplicar essa técnica de amor: Técnica Terapêutica de Melhoria de Qualidade de Vida. Os símbolos são a chave que leva você a uma tomada de consciência:

CHOKU REI: símbolo holográfico da materialidade que dá direção à energia vital. Só materializa o que você determina (energia positiva) ou o que você invalida (energia negativa). Seu elemento é Terra.

SEI HE KI: símbolo social, fala do recomeço, age no “estar disponível”, chama a flexibilidade para a vida prática, lavando o negativo e mantendo o positivo. Água é o seu elemento.

HON SHA ZE SHO NEN: símbolo do Tempo, do agora, ensina você a não perder tempo, a se soltar do passado chamando um novo tempo. Só age quando se pratica uma ação, um movimento.

DAI KOO MYO: acende a luz da sabedoria, fazendo reconhecer o mestre que há dentro de você. Conecta você à luz, ao sangue vital, à divindade. Elemento, Fogo.

PRINCÍPIOS DO REIKI

Os princípios do Reiki nos mostram uma forma de conduta, visando qualidade de vida :

Não se aborreça. (A doença chega através do aborrecimento )

Não se preocupe. (Fala-se de algo que ainda não aconteceu; quando me preocupo, empurro para mais longe a solução)

Agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos. (Não precisamos pedir, só agradecer)

Seja honesto em seu trabalho. (Vivendo com disciplina, assiduidade e verdade)

Respeite, seja bondoso e gentil com todos os seres vivos. (Respeito é a palavra)

CHACRAS

Pontos de entrada e saída de energia vital

Chacra básico: refrigerado pelo sangue vital, vibra a cor vermelha, seu elemento é TERRA. Localizado entre as pernas, nos genitais.

Chacra umbilical: nessa área estamos religados a nossos pais. Fala de sociedade e família; tem vibração laranja, elemento ÁGUA. Localiza-se a dois dedos abaixo do umbigo.

Chacra do Plexo Solar: chacra dos registros do que você pensa e sente. Vibração amarela, elemento FOGO, localizado a dois dedos acima do umbigo.

Chacra Cardíaco: aprender a amar, treinando o amor; aí se dá o registro dos sentimentos. Coloração verde, elemento AR . Localização na altura do coração.

Chacra Laríngeo: O Sim e o Não na hora certa, lembrando-nos que “a palavra proferida nunca volta vazia”. “Eu sou o que digo que sou”. Cor azul claro. Elemento AR. Localiza-se no pescoço

Chacra Frontal: Aí você se depara com o “juiz ou o sabotador interno”. Cor azul escuro. Seu elemento é o AR. Fica localizado no centro da testa.

Chacra Coronário: Elemento AR, coloração lilás. Nesse chacra você se escuta , é o encontro de você com você: pessoa e essência. Fica no centro da cabeça .

O Reiki é uma Técnica Terapêutica que visa melhoria da qualidade de vida. Por se tratar de uma energia de Amor, pare, serene, sinta-se. Com as mãos em forma de concha no chacra cardíaco, perceba-se e se valorize. Muita Luz!

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".