- Ano IV - nº 11(39) - Outubro de 2010.                                                             Direção: Osiris Costeira

TERAPIA DO SOM - Marcela Ibarra - marcel.ibarra@hotmail.com

A CANÇÃO DA VIDA

Neste artigo falaremos de outra ferramenta terapêutica utilizada na Terapia de Som, em que se permite criar e cantar o que o Dr. Mitchell Gaynor, em seu livro “Sons que curam” (Gaynor, ML - Sons que Curam. Ed. Cultrix, São Paulo, Brasil, 2001), chamou de “A CANÇÃO DA VIDA”.

São canções que se compõem de sons parecidos com mantras, e que reúnem grupos de sílabas tão únicas e particulares como a própria carteira de identidade. E a união destas sílabas se realiza de forma pessoal, com a participação do terapeuta quando da primeira vez. Nesse momento pode-se usar algum aroma no ambiente, tentando fazer com que o paciente deixe do lado de fora a expectativa e, consequentemente, a ansiedade.

O paciente através da respiração plena busca a sua essência, sua própria música, e o terapeuta que lhe ajuda organizará uma lista de sílabas agrupadas pela vogal predominante.

No ritmo em que o terapeuta ressoa a tigela você pronuncia as sílabas tentando diferentes combinações. Após cantar toda a lista, deve ser mantida uma atitude aberta e receptiva, deixando que, realmente, os sons lhe escolham. Use o tempo que necessitar até que tenha experimentado a sensação de que tal melodia é a adequada. A sua melodia.

Com relação às sílabas, os sons mencionados são os básicos. Você pode criar as suas próprias combinações, e muitas pessoas sentem no corpo a escolha do som adequado.  Exemplo: HOM – RE – SAM         YAM – LI – HUM

Pode ser que você eleja uma só canção e a use sempre.   Uma vez que tenha a sua melodia pronta, você pode recorrer a ela toda vez que precisar, seja para encontrar seu eixo ou, simplesmente, para trazer ritmo à sua vida.

O mestre sufi Hazrat Inayat Khan fala do efeito físico do som, da grande influência sobre o corpo humano. “Tudo é movido pelo poder da vibração. Não existe nada que ressoe mais que o corpo humano”.

O som permeia todo o ser. Ele também fala que nossa alma se sente enterrada em um mundo externo material, mas quando é tocada por vibrações delicadas se sente satisfeita e viva. Ajude a nossa alma a se sentir satisfeita e viva, pois isso nos manterá em harmonia com as vibrações de nossa própria voz e com a vida, e ainda nos protegerá de adoecimentos.

As imagens e os sons que se seguem, tanto do nosso grupo ajudando um paciente a criar a sua “canção da vida”, quanto de Inayat Khan cantando os seus mantras, mostram a força do som e o seu poder harmonizador.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".