- Ano IV - nº 2(30) - Janeiro de 2010.                                                     Direção: Osiris Costeira

TANTRA - Tanya Althéa- tanya.althea@gmail.com

SER E AÇÃO

“O Tantra acredita no Ser, e não na ação ou no caráter, porque uma vez que o ser seja transformado, as suas ações são transformadas. Essa é a única maneira de mudar as suas ações. Quem já foi capaz de mudar diretamente as suas ações? Você pode apenas fingir.”

“Se você estiver com raiva e quiser mudar a sua ação, o que você fará ? Você reprimirá a raiva, mostrará uma face falsa e terá de usar uma máscara. Se você tiver sexualidade, o que você fará para mudá-la? Você poderá fazer um voto de castidade e pode fingir, mas no fundo o vulcão continua. Você estará sentado sobre um vulcão que poderá entrar em erupção a qualquer momento e estará constantemente tremendo e com medo.”

“Você já observou os pretensos religiosos? Eles estão sempre com medo, com medo do inferno, e sempre tentando de algum modo entrar no paraíso. Mas eles não sabem o que é o paraíso, absolutamente não o saborearam . Se você mudar a sua consciência, o paraíso vem até você, e não que você vá até ele. Ninguém jamais foi ao paraíso e ninguém jamais foi ao inferno.”

“Deixe que isto fique claro de uma vez por todas: o paraíso vem a você, o inferno vem a você; depende de você mesmo. Tudo o que você chamar vem a você.”

“Se o seu ser mudar, de repente você fica disponível para o paraíso; o paraíso desce sobre você. Se o seu ser não mudar, você fica em conflito, você fica em conflito forçando algo que não existe; você fica cada vez mais falso e se torna duas pessoas, um esquizofrênico dividido. Você mostra uma coisa e é outra; diz algo mas nunca faz e acaba fazendo algo diferente. Você está continuamente brincando de esconde-esconde consigo mesmo. A ansiedade e a angústia são naturais nesse estado, o inferno é isso.”   (OSHO – Tantra, o Caminho da Aceitação)

Por isso, na Terapia Tântrica há a necessidade de observar os pensamentos. Através de meditações, massagens, exercícios e dinâmicas próprias e específicas para cada caso vai-se aprofundando no contato do indivíduo com o seu ser.

Estando no momento presente observando o próprio corpo e o sentir em um tempo próprio, vai-se possibilitando uma nova caminhada, com a respiração adequada, por meio de sentimentos diferentes, nunca experimentados, seguir caminhos diferenciados  fazendo as conexões nervosas criativas necessárias para chegar a um contato mais íntimo com o próprio ser e o sentir.

Não se trata de uma mudança racional de atitude, mas de deixar vir o real sentimento do seu interior, deixar transbordar a sua essência. Isso requer disponibilidade, vontade e amor próprio, pois não é um remédio externo que se compra em algum lugar, é uma ligação íntima amorosa com o Ser mais importante do Universo, você mesmo.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".