- Ano IV - nº 3(31) - Fevereiro de 2010.                                                     Direção: Osiris Costeira

TANTRA - Tanya Althéa- tanya.althea@gmail.com

TERAPIA TÂNTRICA

Artigo 1°

“O sexo nunca deve ser reprimido. O sexo deve ser vivido em sua totalidade, com prazer, sem nenhuma culpa.” OSHO

O sexo é um fenômeno primitivo.  Os animais fazem sexo, tem esta necessidade para a sua reprodução, faz parte do seu ciclo de nascer, crescer, reproduzir e morrer.

Como os animais, trazemos em nós esta energia sexual, natural e biológica chamada de Kundalini pelos orientais, conhecida e relatada nestas culturas por mais de 5.000 anos, e representada por eles através uma cobra enrolada na base de nossa coluna espinal, no sacro, osso que quer dizer sagrado.

A grande diferença é que, como somos seres inteligentes e muito “sábios”, através dos tempos, como sociedades, criamos todo um mistério, pudor, repressão, culpa e outros desdobramentos inconscientes e conscientes em torno da nossa sexualidade e do nosso relacionamento sexual. A energia sexual é biológica, natural e não tem nada a ver com o amor a outra pessoa. Seu desenvolvimento e a sua percepção estão relacionados à auto-estima, à propriocepção.

A transmissão da cultura através das civilizações ocidentais principalmente, e a repressão causada pelas religiões têm nos afastado da naturalidade e simplicidade das questões do sexo. Todos nós estamos aprisionados por crenças e pré-conceitos em relação à nossa sexualidade.

Os problemas psicológicos decorrentes foram profundamente apontados, estudados e analisados por Freud, Young, Reich e tantos outros no século passado, e são tratados no Ocidente pelas Psicoterapias e Terapias Tradicionais.

Fazemos cada vez mais uso da pornografia, da violência, das drogas e artifícios externos que induzem ao prazer momentâneo e performances sexuais que dependem de estímulo exterior ao nosso prazer, afastando-nos mais e mais da nossa essência.

Como resultado de meus estudos e experiência com Tantra e outras técnicas holísticas, a  Terapia Tântrica, conforme a minha abordagem, não entra nos detalhes e questões que são tratados por psicólogos e psiquiatras; entra como Terapia Auxiliar, e tratamos dos reflexos e incômodos que estas questões trazem para o dia a dia de cada pessoa.

A análise e a busca da causa psicológica neste momento não vêm ao caso O que está atrapalhando a vida da pessoa e que ela gostaria de melhorar é trazido em conjunto, por intermédio de relatos nas primeiras consultas e logo a seguir iniciam-se dinâmicas e práticas específicas para cada caso.

O acompanhamento e a avaliação a cada retorno é feito pelo paciente e terapeuta, compartilhando impressões, fatos, experiências e opiniões. A melhoria do prazer e satisfação com a qualidade da própria vida tem sido relatada pelos que passam pelo processo.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".