- Ano III - nº 3(24) - Maio/Junho de 2009.                                                     Direção: Osiris Costeira

TERAPIA EM VÍDEO - Osiris Costeira.

Todos Somos Iguais

A onipotência é a grande doença da Humanidade, pois através dela nos sentimos e agimos como se fôssemos diferentes uns dos outros, melhores, mais poderosos e mais merecedores das benesses da Vida do que as outras pessoas. E nos zangamos quando isso não é aceito por alguém, numa verdadeira disputa de quem é mais, você ou eu (?).

De certa forma, faz lembrar as disputas irracionais dos animais selvagens na luta pela sobrevivência, em que as matas se transformam em asfalto e as cavernas tenebrosas em ricos e confortáveis apartamentos à beira mar. Nelas e neles a mesma pessoa: nós, Homens, supostamente uns mais importantes do que os outros. Que grande loucura.

Muita gente não entende porque, às vezes, em tendo tudo para se sentir e viver feliz, amarga ressentimentos, entristecimentos, desamores para si e para os outros com quem convive, desperdiçando um tempo enorme em não ser feliz. Não enxerga que sempre quer mais, porque merece mais, porque tem direito a mais, porque é melhor do que alguém que “recebeu” mais do que ele. Ele merece o melhor porque ele é o melhor.

E nessas manifestações de onipotência, os preconceitos se avolumam entre as pessoas num crescendo assustador, em que determinado credo é mais importante e mais ligado a Deus do que o outro, em que determinada raça é mais importante e verdadeira do que a outra, ou que certa condição social, a dos ricos e poderosos, é mais importante e merecedora do que os outros que não são nem ricos  nem poderosos.

Esquecemo-nos, lamentavelmente, que somos todos iguais na pureza de nossas essências, e que nos diferençamos, sem dúvida, apenas na maneira pela qual, através do livre arbítrio de cada um, convivemos e participamos da vida compartilhada com os nossos semelhantes, iguais a nós, apesar de jornadas diferentes e de finalidades diferentes de vida. Mas iguais, pelo menos perante o Pai.

E, outra vez, nos lembramos de Jesus, o Nazareno, que ensinou aos Homens que todos somos iguais, independente da cor de nossa pele, do credo professado ou da posição cultural/social/econômica em que nos encontremos.  Contudo, lembramo-nos, também que, apesar de muitos O ouvirem e O seguirem, poucos O entenderam, e muito menos os que realizam os seus ensinamentos no dia a dia da vida.

E o vídeo mostra, de uma maneira amarga e desoladora, o quanto estamos presos ainda aos preconceitos, regidos por uma onipotência avassaladora e ditatorial que informa, tão somente, a nossa fragilidade e a existência de um medo incomensurável de competir, sadiamente, com os outros Homens.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".