- Ano VII - nº 4 (62) - Junho/Julho de 2013.                                             Direção: Osiris Costeira

TERAPIAS DO CORPO - Camila Moraes - camila.mdesouza@gmail.com

Método Pilates

I - Apresentação

 

O Pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido em 1920 pelo enfermeiro e atleta alemão Joseph Hubertus Pilates.

Joseph Pilates nasceu em 1880, perto de Düsseldorf, Alemanha e, apesar de ter sido uma criança frágil, portadora de asma, raquitismo e febre reumática, viveu até os 87 anos.

Determinado a melhorar a sua condição física, dedicou-se ao estudo e a prática de vários esportes como musculação, ginástica, sky, mergulho e boxe, com o intuito de construir um corpo forte e saudável.

Em 1912, Joseph Pilates mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional e trabalhou como treinador de detetives da Scotland Yard. Com o início da Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram, em razão da sua nacionalidade alemã.

Nos Campos de Concentração, ensinou a seus colegas de confinamento as técnicas que estava desenvolvendo. Atuando como enfermeiro, usava as molas das camas para desenvolver  equipamentos para reabilitar seus pacientes e utilizava a resistência das mesmas para exercitar os pacientes e tonificar seus músculos.

Em 1926, Joseph Pilates emigrou para os Estados unidos da América do Norte, encontrando durante a viagem uma jovem, Clara, que mais tarde se tornaria a sua esposa.

Clara era enfermeira e incorporou os conceitos e exercícios de Joseph de modo que beneficiasse mais seriamente clientes doentes.

Em Nova York fundou o Pilates Studio que se tornou popular entre dançarinos, atores e atletas.

 

O Método Pilates foi criado sobre várias influências como yoga e artes marciais e é baseado em oito princípios básicos: Relaxamento, Respiração, Concentração, Power House (casa de força), Alinhamento, Coordenação, Fluidez e Força. A eficiência desse trabalho, chamou a atenção dos bailarinos que logo descobriram que os exercícios de Pilates levavam a uma recuperação mais rápida das suas lesões. Nos anos 60 George Balanchine convidou Pilates para instruir suas jovens "ballerinas" do NEW YORK CITY BALLET.

Em 1967, aos 87 anos, Joseph Pilates faleceu em Nova York e sua esposa Clara Pilates deu aulas até 1970.

Joseph Pilates deixou 5 discípulos que continuaram a ensinar o método. São eles: Romana Kry-zanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher.

Em 1970 Hollywood descobre Pilates através de Ron Fletcher.

Segundo artigo publicado pela revista E.F.Confef, Ano III, N° 11, Março 2004, o Método Pilates foi introduzido no Brasil pela profissional de Educação Física Inélia Garcia, certificada nos Estados Unidos da América do Norte por Romana Kryzanovska, ex-aluna de Joseph Pilates.

Mais tarde, Romana e sua filha Sari Mejias, ministraram o primeiro curso de formação no Brasil. Posteriormente, após treinamentos e entrevistas, a professora Romana autorizou Inélia Garcia a abrir um Centro de Certificação, iniciado em 1999, realizando cursos que só eram ministrados nos Estados Unidos da América.

Para outras fontes históricas, o início da difusão do método Pilates ocorreu em 1991, quando teria sido criado o primeiro estúdio brasileiro de Pilates por intermédio de Alice Becker Denovaro, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of the Arts, Los Angeles.

Hoje, o Pilates se popularizou e é possível encontrar studios de Pilates em todo o Brasil. Nos EUA já são 5 milhões de americanos que praticam a técnica de Pilates.

Benefícios do Método:

O Pilates não é simplesmente um exercício físico. É um Método de condicionamento físico que trabalha o corpo globalmente, integrando mente e corpo. Promove fortalecimento muscular, flexibilidade, reeducação postural e aumento da consciência corporal, prevenindo dores e lesões articulares e musculares.  Com o conceito de Power House (casa de força) enfatiza o trabalho da musculatura interna profunda, músculos abdominais responsáveis pela estabilização da coluna lombar.

"HÁBITOS INCORRETOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DE NOSSAS DOENÇAS, SE NÃO POR TODAS ELAS" - Joseph Pilates

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".