- Ano XI - nº 3 (79) - Agosto / Novembro de 2017.                           Direção: Osiris Costeira

TERAPIAS DO CORPO - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

DO-IN

 

Técnica de massagem desenvolvida com a finalidade de preservar ou recuperar a saúde mediante a pressão exercida com os dedos sobre determinados pontos do corpo humano, pontos esses que correspondem aos pontos utilizados pela Acupuntura para fluir a energia ao longo dos meridianos.

Segundo o Professor Juracy Lopes Cançado, o grande divulgador do Do-In no Brasil, em seu livro sobre primeiros socorros, “ ... ele é uma espécie de tratamento de primeiro socorro para certos males, pois que o próprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque: Sedação (pressão contínua) e Estimulação (pressão alternada), tonificação.”

E o Professor Cançado completa: “Em linhas gerais, o Do-In é uma massagem que pode ser feita pela própria pessoa como terapêutica emergencial para males que vão desde dores agudas (garganta, sinus, cabeça etc.) a pequenos males como dor de barriga, enjôo ou prisão de ventre.” 

 

Clássica imagem chinesa do DO-IN

Descrição: Resultado de imagem para DO-IN

  

Embora faltem dados arqueológicos, presume-se que o Do-In tenha se desenvolvido na China há aproximadamente cinco mil anos, durante o reinado de Huang Ti, o lendário Imperador Amarelo, considerado o pai da Acupuntura e o formulador dos fundamentos de toda a medicina chinesa.

Embora a origem da técnica seja chinesa, a palavra Do-In é japonesa cuja tradução é “caminho de casa”, sendo “casa” o corpo, morada do espírito e do KI (dos japoneses), ou CHI (dos chineses) que significa “energia da vida”, sendo Yin e Yang os polos opostos, porém complementares, que compõe esta energia.

 

Auto-Massagem com DO-IN

Descrição: Imagem relacionada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Do-In começou a ser utilizado no Ocidente na década de 60 do século passado, limitado inicialmente aos meios macrobióticos, uma vez que é complemento importante de sua dieta. Seu estudo e codificação por Jacques de Langre, e a posterior publicação de seu livro “Técnica oriental de auto-massagem”, com edição traduzida ao português, popularizaram a sua prática, de utilidade ampla e imediata, e de técnica simples e suave.

No Brasil, foi introduzida em 1973 pelo professor Juracy Lopes Cançado, tradutor e divulgador do livro de Jacques de Langre.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".