- Ano VII - nº 5 (63) - Agosto /Setembro de 2013.                                             Direção: Osiris Costeira

TERAPIAS DO CORPO - Camila Moraes - camila.mdesouza@gmail.com

Método Pilates

II - A Importância da Respiração no Pilates

 

Quando Joseph Pilates criou o seu método, ele buscava desenvolver um trabalho corporal que fosse capaz de unir corpo e mente. A ponte que ele utilizou para os unir foi a respiração.

A respiração é básica para a vida, mas ninguém nos ensina como é a forma mais correta de respirar e, por isso, não lhe damos a devida importância.

Os benefícios de uma boa respiração são vários: ao inspirar e expirar de forma completa utilizamos a maior parte dos pulmões, oxigenamos melhor todo o corpo e melhoramos a nutrição de todos os tecidos do organismo.

Do ponto de vista psicológico, uma respiração controlada e profunda tem uma função relaxante, pois, além do cérebro receber mais oxigênio, a mente e o corpo trabalham com mais energia e calma.

Durante toda a prática do Pilates o aluno é estimulado a manter um ritmo respiratório, e com isto trabalhar a sua concentração e centralização. Manter um ritmo respiratório,  além de trazer mais foco ao movimento, trabalha a musculatura acessória da respiração, e alguns músculos posturais.

No Método Pilates a respiração é de fato um de seus princípios e permite facilitar a estabilização da coluna,  relaxar a musculatura e estar ciente das tensões acumuladas no corpo.

O método utiliza uma técnica de respiração especifica que permite não somente liberar o corpo de toda a tensão desnecessária (em particular no pescoço, ombros e costas), também fazendo com que os abdominais transversos sejam trabalhados na inspiração e na expiração ativando toda  a musculatura profunda do abdome, e, desta forma, trabalhando a estabilização da coluna tóraco-lombar.

Durante a prática de Pilates pensamos sempre em levar o ar para a região das costelas, sobretudo para as laterais e costas, inspirando pelo nariz e exalando pela boca. O ritmo e intensidade utilizados vão variar de acordo com o exercício.

O objetivo é utilizar os músculos do tórax e das costas para ampliar a caixa torácica permitindo assim que os pulmões se expandam, sem perder a tonicidade da musculatura abdominal.

"Respirar é o primeiro ato da vida e o último. Nossa própria vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável observar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte da respiração correta." (Joseph Pilates)

O vídeo que oferecemos a seguir poderá dar uma visão mais ampla e nítida de como é feita a respiração durante os exercícios de Pilates para um rendimento pleno do método.

 

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