- Ano VIII - nº 1 (65) - Dezembro 2013 /Janeiro de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

TERAPIAS DO CORPO - Camila Moraes - camila.mdesouza@gmail.com

Método Pilates

III - Pilates na Gestação

 

A gestação é uma experiência única e mágica, e a prática de exercícios físicos, aliada a uma boa alimentação, pode torná-la ainda mais prazerosa.

 

O Pilates está entre as modalidades de exercícios recomendados para este período por ser um método de exercícios de baixo impacto que não provoca sobrecargas nas articulações.

 

Durante a gravidez, o centro de gravidade da mulher muda, aumentando a curvatura fisiológica da coluna lombar. Esta é a principal causa das dores e desconforto na coluna da gestante. O Pilates atua, dando uma maior consciência corporal à mulher, para que ela se adapte a este novo corpo em constante mudança.

 

O trabalho respiratório feito durante as aulas de Pilates diminui o nível de estresse, melhora a circulação sanguínea e também beneficia o bebê com a melhora da oxigenação no organismo da mulher. 

 

Algumas precauções devem ser tomadas para que tudo ocorra bem. Se a mulher já praticava a atividade antes de engravidar, deve conversar com o seu médico para que seja liberada para continuar a pratica de exercícios. Caso a gestante nunca tenha praticado nenhum tipo de exercício físico, o melhor é não escolher esta técnica para começar.

 

De qualquer forma, todo o programa de exercícios para gestantes precisa ser individualizado, respeitando cada limite, resistência e flexibilidade, nível de aptidão, idade, saúde geral; a individualidade biológica e o estágio da gravidez em que a paciente se encontra.

 

É importante que a gestante não seja colocada em posições que causem muito desequilíbrio, para evitar risco de quedas. Os exercícios de alongamentos e de mobilidade devem ser priorizados e os exercícios de braço também são muito bem indicados, já que fortalecem a região dando boas condições à futura mãe de carregar seu filho no colo.

 

Pernas também estão liberadas para serem trabalhadas, a fim de se evitar dores articulares que possam vir em função do sobrepeso. Já os exercícios abdominais serão, naturalmente, praticados durante os exercícios de braços, de pernas, e através da respiração característica do método.

 

O Pilates também poderá ser muito indicado no período pós-parto, facilitando o retorno mais rápido do abdômen, e diminuindo a flacidez característica deste período.

 

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