- Ano II - nº 8(20) - Setembro/Outubro de 2008.                                                        Direção: Osiris Costeira

MEDICINA VIBRACIONAL - Osiris Costeira.

Os Meridianos

Meridianos é o conjunto de canais tubulares invisíveis que, segundo a Tradicional Medicina Chinesa, interligam os diversos Chakras ou Centros de Força existentes no corpo humano, com a finalidade de conduzir a energia vital (Chi, Ki ou Prana), diferenciada em Yin e Yang, responsável pela manutenção da Vida.

Apesar de se constituirem numa verdadeira trama de topografia precisa que cobre todos os pontos do corpo, dois grupos de meridianos se destacam pela importância de suas atuações: a Grande Circulação de Energia, com os chamados 12 Meridianos Principais, e a Pequena Circulação de Energia, formada pelos dois Meridianos Extraordinários.

Os 12 Meridianos Principais, pares simétricos bilaterais e rigorosamente iguais, são os responsáveis pelos órgãos principais. Essa Grande Circulação constitui-se de seis canais de energia com predominância da força Yin, e de seis com predominância Yang. Os seis meridianos Yin correspondem aos órgãos sólidos de elaboração que transformam e armazenam as substâncias fundamentais: pulmões, baço-pâncreas, coração, rins, fígado e a função circulação-sexo. Os seis meridianos Yang têm correspondência com as vísceras ocas, que controlam a absorção, a purificação e a circulação das substâncias: intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga, vesícula biliar e a função triplo-aquecedor.

Os Meridianos Extraordinários são dois meridianos ímpares – Vaso da Concepção e Vaso Governador – situados, respectivamente, nas linhas medianas anterior e posterior do tronco. Sem função direta com os órgãos internos, essa categoria inclui seis outros vasos secundários com função de ligação com os Meridianos Principais.

A Acupuntura se utiliza, fundamentalmente, do trajeto dos meridianos para a localização dos seus 365 pontos principais. Quando a energia Chi/Ki/Prana flui livremente pelos meridianos o corpo está equilibrado, conseqüentemente saudável. Mas se a energia encontra-se bloqueada, estagnada ou enfraquecida, pode resultar numa precária saúde física, mental ou emocional.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa e os principais autores ocidentais de divulgação do assunto, inclusive o Professor Juracy Campos Lopes Cançado, do Curso de Pós-Graduação em Terapias Naturais e Holísticas, da Universidade Castelo Branco – UCB, Rio de Janeiro, os Meridianos Principais e Extraordinários têm as seguintes funções e trajetos:

Meridianos Principais - Yin

Pulmão: Comanda os pulmões, as vias aéreas e a pele. As funções orgânicas correspondem às do aparelho respiratório: absorção, distribuição e eliminação de substâncias gasosas; controle da energia vital. Relaciona-se com a angústia e o pranto. Atua sobre todos os distúrbios respiratórios. O seu trajeto começa entre as 1ª e 2ª costelas, a 8 dedos do esterno; sobe até o ombro e desce pela face interna do braço; cruza a dobra do cotovelo lateral ao tendão do bíceps; segue pelo ante-braço sobre o rádio até o punho; entra pela mão pela eminência tenar e termina no ângulo ungueal lateral do polegar.

Baço-Pâncreas: Comanda a função combinada de dois órgãos: o baço, com sua função reguladora sobre o sangue, e o pâncreas, com sua função reguladora sobre as reservas de glicogênio. Rege o desenvolvimento mental, moral e intelectual; concentração mental; aparelho genital e hormônios sexuais. Atua nos enjôos, indigestão, diarréia, indisposição geral e doença da parte central do corpo. O seu trajeto começa no ângulo ungueal interno do dedão; corre pela face interna do pé; contorna por trás o maléolo interno e sobe pela borda posterior da tíbia, a 4 dedos do maléolo; continua pela coxa até a virilha; entra no abdome abrindo em leque no sentido da axila; termina um pouco abaixo da linha do mamilo, no meio da lateral do tórax.

Coração: Comanda o órgão cardíaco e a pressão sangüínea. Rege parte do psiquismo – coragem moral - e relaciona-se com o riso e a “alegria de viver”. Atua sobre os distúrbios cardíacos e a energia psíquica. O seu trajeto começa no oco da axila; desce pela face anterior do braço, extremidade medial; atravessa a ponta interna da dobra do cotovelo; segue reto pelo antebraço sobre o cúbito; atravessa o punho pela lateral do tendão do dedo mínimo; segue pela palma da mão para terminar no ângulo ungueal lateral do dedo mínimo.

Rins: Comanda a ação filtro-excretória e secretória dos rins e as glândulas supra-renais. Age sobre a assimilação renal, o sistema endócrino, a audição, os ossos e o cabelo. Rege a vontade, a segurança, a decisão, e relaciona-se com a energia sexual e os problemas genitais. O seu trajeto começa na planta do pé e sobe pelo meio da face interna do pé; dá uma volta em torno do maléolo e sobe pela face posterior interna da perna; continua no mesmo sentido pela coxa e entra no abdome a um dedo lateral do VC (Vaso da Concepção); corre verticalmente, assim, até o plexo solar; entra no peito entre o VC e a linha horizontal do mamilo, até abaixo da ponta interna da clavícula.

Fígado: Comanda as múltiplas funções do fígado, em especial relacionadas ao metabolismo, a sexualidade, os músculos e a acuidade visual. Rege a irritação e a cólera. Atua também nas moléstias da parte inferior do corpo. O seu trajeto começa no ângulo ungueal lateral do 1º artelho; sobe pelo dorso do pé até o ângulo do 1º e 2º metatarsianos; entra à frente do maléolo interno e sobe por trás da tíbia, até atrás da cabeça do osso; segue pela parte interna da coxa; cruza a virilha e abre no sentido da ponta da 11ª costela; continua até a 3 dedos abaixo do mamilo.

Circulação-Sexo: Representa uma função reguladora combinada - a circulação da massa humoral e a reprodução - e influi sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais. Representa a totalidade da massa circulante com seu conteúdo humoral, hormonal e imunológico. O seu trajeto começa a 1 dedo lateral do mamilo, sobe até o ombro e desce entre P e C, cortando a dobra do cotovelo, medial ao tendão do bíceps; continua pelo antebraço entre rádio e cúbito; corta o punho e segue pelo centro da palma da mão; termina no ângulo ugueal lateral do dedo médio.

Meridianos Principais - Yang

Intestino Grosso: Comanda o intestino grosso e suas funções de eliminação de resíduos pesados e absorção de líquidos; eliminação de energia estagnada. Relaciona-se com a tensão emocional. Atua nas doenças da parte superior do corpo. O seu trajeto começa no ângulo ungueal lateral do indicador; sobe pela lateral do dedo passando pelo ângulo dorsal do indicador e polegar; corre pelo antebraço até o ângulo externo do cotovelo; segue reto até a ponta do ombro; corre pelo alto do ombro e sobe pelo lado do pescoço até o maxilar; corta diagonalmente a face e termina ao lado da asa do nariz.

Estômago: Comanda o estômago e o duodeno com suas funções digestivas transformadoras dos alimentos. Atua sobre o psiquismo – digestão física, mental e psíquica, concentração mental e idéias – e moléstias da parte frontal do tórax. O seu trajeto começa abaixo dos olhos, no centro da borda infraorbital, desce rente ao canto da boca até o meio do maxilar, onde se bifurca: um ramo sobe pela articulação têmporomaxilar para terminar no alto da lateral da testa; o outro ramo desce pela lateral da carótica até a clavícula, corre até a linha mamilar e desce verticalmente até o final da caixa toracica; daí fecha em direção ao plexo solar, descendo reto até a virilha; se projeta pela lateral externa anterior da coxa, continua pela perna atrás da canela, atravessa o dorso do pé e termina no ângulo ungueal externo do segundo artelho.

Intestino Delgado: Comanda o intestino delgado e sua função de “separar o puro do impuro”: absorção dos alimentos transformados no estômago, e separação das toxinas e objetos sólidos para a eliminação pelos órgãos excretores. Age sobre as grandes depressões, a surdez, dores nos cotovelos e na nuca, e inchações no rosto. O seu trajeto começa no ângulo medial do dedo mínimo; segue pela lateral do dedo e da mão; sobe pelo dorso do antebraço sobre o úmero e passa por trás do cotovelo; continua pelo braço até atrás do ombro e ziguezagueia horizontalmente sobre o omoplata; ascende pela lateral posterior do pescoço; entra diagonalmente na face até a maçã do rosto; retrocede até a junção do maxilar com o malar.

Bexiga: Comanda a bexiga e a função equilibradora e eliminadora dos rins. Atua no psiquismo eliminando emoções negativas e regulando as inconsistências de caráter causadas por doenças prolongadas. Através de seus pontos de assentimento pode-se agir sobre as disfunções de todos os outros órgãos. Age nos problemas das costas e nádegas. O seu trajeto começa do canto interno do olho, corre pela cabeça a um dedo lateral do VG, desce pela nuca onde se divide em dois ramos: um ramo desce a dois dedos laterais à coluna até o coccix, onde faz um gancho ao lado das vértebras sacras e vai até o meio da dobra do joelho; aí se junta ao 2º ramo que desce da nuca fazendo uma segunda paralela, a quatro dedos da coluna, continua até a dobra do joelho; se junta ao 1º ramo e vai pela “batata de perna”, lado externo do pé, até o ângulo ungueal do 5º artelho.

Triplo-Aquecedor: Representa uma função reguladora do equilíbrio térmico relacionada à circulação e às 3 etapas do metabolismo: função cárdiorespiratória, função digestiva e função gênitourinária. Atua, também no sistema linfático. O seu trajeto começa no ângulo ungueal medial do anular; corre entre os 1º e 2º metacarpianos pelo dorso da mão; prossegue pelo antebraço entre rádio e úmero; passa por trás do cotovelo e segue sempre entre ID e IG pelo braço até atrás do ombro; corre horizontalmente por trás do trapézio e sobe pela lateral do pescoço; contorna a orelha por trás até a fronte, e segue reto até a ponta da sobrancelha.

Vesícula Biliar: Comanda a função biliar total, intra e extra-hepática. Denominado “Meridiano dos Hipocondríacos”, é indicado no tratamento de todas as doenças psicossomáticas. O seu trajeto começa na ponta externa da sobrancelha; vai à fronte e contorna a orelha por trás, acima da linha do cabelo, até o occipital; retorna numa segunda meia-lua até a ponta externa da testa; contorna uma terceira vez a orelha pelo alto da lateral da cabeça, descendo pelo occipital pelo lado da nuca; passa pelo ponto mais alto do trapézio; contorna o ombro pela frente até abaixo do centro da axila; ziguezagueia pelo meio da lateral do tronco até o quadril; desce pelo meio da lateral da coxa até a cabeça dso perônio; continua pela perna sempre entre E e B; passa à frente do maléolo externo e desce pelo dorso do pé, até o ângulo ungueal lateral do 4º artelho.

Meridianos Extraordinários

Vaso da Concepção (VC): Supre as deficiências energéticas dos meridianos principais. Relaciona-se com as funções do sistema nervoso neurovegetativo, e atua nos distúrbios gênito-urinários, digestivo e cardio-respiratório. O seu trajeto começa no centro do períneo, descendo pela linha mediana ventral, continua pelo centro da carótida e termina abaixo do lábio supeior.

Vaso Governador (VG): Recebe os excessos de energia provenientes dos bloqueios dos meridianos principais. Atua nos distúrbios do sistema nervoso central, nos transtornos gênito-urinários, nas hemorroidas, na rigidez da coluna e da nuca, e na epilepsia. O seu trajeto começa no extremo do coccix, sobe pela coluna vertebral até a nuca, contorna o crânio pelo centro, desce pelo dorso do nariz até o lábio superior para terminar no centro do sulco gengival, entre os incisivos.

É importante lembrar que o ser humano, segundo o que acredita e defende a Medicina Vibracional, é composto de corpo e espírito, e o equilíbrio existencial há que se fazer em ambas as partes, no corpo e no espírito.

Para tanto, é preciso que tenhamos os nossos “rios” limpos e desimpedidos para que toda a manifestação de vida possa correr sem impedimentos, quer nos caminhos sangüíneos, linfáticos, liquórico, bem como nos meridiánicos, aparentemente virtuais.

Vida é equilíbrio. Equilíbrio é serenidade. Equilíbrio e serenidade são a manifestação da divindade. Que seja bem vinda.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".