- Ano III - nº 2(23) - Março/Abril de 2009.                                                                     Direção: Osiris Costeira

YOGA - Sri Ananda Deha.

Bhagavad Gita nos Tempos Atuais: I.

A Canção do Senhor nas palavras de Paramahansa Sri

Nithyananda – Apresentação e Capítulo 1

Saudações positivas e amorosas a todos os leitores.  Neste artigo trago uma luz sobre os ensinamentos da grande escritura sagrada nas palavras de um dos grandes mestres da atualidade: Paramahansa Sri Nithyananda (para saber mais sobre o mestre ver www.dhyanapeetam.org). Trata-se do discurso proferido pelo mesmo entre os dias 04 e 21 de Setembro de 2005, no Malibu Templo, Los Angeles, USA. Resolvi trazer a sinopse na íntegra, devido a sua importância para os dias atuais. Espero que gostem! Com a palavra, o grande mestre:

“O Bhagavad Gita foi a dádiva de Lord Krishna para o mundo através de Arjuna.” Aqui, o Mestre discursa sobre ele e o desmistifica na linguagem do aqui e agora. Ele mostra sua relevância dentro do contexto de nossas vidas. Através dele, o Mestre estende uma ponte entre o antigo sistema de misticismo e o moderno sistema da lógica. Ele encapsula o infindável oceano de sabedoria dentro de gotas de fácil digestão. Ele nos urge a passar do entendimento à experiência. Ele quebra nossos condicionamentos e cria um espaço para nossa evolução. Ele promete a Suprema Experiência ao buscador sincero. Ele o lembra incisivamente de que você é Deus.  

Capítulo 1: Shastras, Stotras, Sutras

Los Angeles set/2005 1º dia

“Existem milhões de escrituras, mas este é o único livro direto de Deus. O Bhagavad Gita é incomparável. Nenhum outro livro penetrou tão profundamente. Nenhum outro livro criou tantos seres iluminados no planeta Terra. Nenhum outro livro é uma enciclopédia mais completa sobre espiritualidade.

Todas as escrituras podem ser classificadas de três formas. Shastras são escritas para os tipos intelectuais. Eles esclarecem como viver sua vida. Stotras são para aqueles movidos pela emoção, as literaturas do coração, ensinando a rendição ao Divino. Sutras são desenvolvidos para os que são orientados para o Ser. Sutras ensinam a técnica de alcançar o Ser, dando uma experiência direta de espiritualidade. Sutras dão uma experiência no nível do Ser. A maravilha do Bhagavad Gita é que ele atende a todas as necessidades dessas pessoas, dando entendimento que é capaz de satisfazer cada um desses diferentes meios de se relacionar com Deus de maneira que todos possam sintonizar-se com o Divino. É significativo que o Gita comece com a história de um homem cego. Nós somos cegos; algumas pessoas sabem que são cegas, enquanto outras não.

Palavras que vêm do Ser penetram o Ser. Assim são as palavras de um Ser Iluminado. Neste momento, a humanidade está no pico do desenvolvimento intelectual. Ainda não desenvolvemos profundidade suficiente do Ser. Ainda não vivenciamos as profundezas de nosso Ser. É por isso que sofremos de depressão, a depressão proveniente de sucesso sendo a mais comum, porque vivemos superficialmente. Entretanto, somente quando vivemos tal depressão é que estamos prontos para a espiritualidade. Os livros “Como Alcançar...” somente adiam a depressão, dando-nos esperança. É por isso que temos necessidade dos Shastras. Os Shastras afastam as dúvidas. Eles respondem às questões intelectuais que nascem em nossas mentes. A beleza do Gita é que ele antecipa todas as perguntas que podem ser feitas e as responde de maneira única. Naquela época existia UM Arjuna, agora existem milhares. Arjuna fez todas as perguntas possíveis de modo a satisfazer esse exato propósito. Eu não irei comentar o Bhagavad Gita; simplesmente o repetirei, de forma que vocês possam vivenciá-lo desta vez.” Continuação em breve (Capítulo 2)… Namastê!!!

“Quando você medita continuamente, você fica tenro e vulnerável. Você fica poroso, sensível e atento. Você verá que sua Consciência está se ampliando a todo momento. Sua Consciência determina seus sentimentos e ações. É por isso que, repetidamente, eu lhe peço que medite. Purifica sua Consciência. As coisas ficarão mais claras para você.

Você poderá sentir seu centro passando da sua mente ao seu coração. Quando a distância entre a sua mente e você aumentar, seu Ser inteiro começará a vibrar com um sentimento diferente, e esse sentimento é a satisfação, uma realização profunda, um amor profundo sem motivo - pelo Todo, um sentimento contínuo de felicidade e êxtase.”

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".